terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DR.º ALMEIDA SANTOS

Há pessoas que passam pela nossa vida e, de uma forma ou outra, nos marcam. Uma delas partiu hoje, aos 89 anos de idade, o Dr.º Almeida Santos.

Corria o ano de 2001 e, em pleno 7.º ano, tive a oportunidade de ir ao Porto em representação da Escola EB 2 e 3 de Amarante e, pelo distrito, ser eleito secretário da Mesa que iria presidir, nesse ano, à Sessão Parlamentar – A Escola e a Assembleia. A ida a Lisboa foi fantástica, quer pelos colegas de outras escolas do país, quer pelos professores que nos acompanharam. 
Todavia, o dia 11 de junho de 2001 ficaria na minha memória pela entrada, pela primeira vez, na Casa do Povo, na Assembleia da República. A Dr.ª Julieta Freitas fez o favor de nos mostrar toda a Assembleia por dentro, antes de iniciarmos uma longa jornada parlamentar. Foi um dia preenchido. Lembro-me, particularmente, dos temas em destaque pelos jovens parlamentares – a queda da Ponte Entre os Rios e todas as suas implicações.


No final desse dia recebo um diploma de participação das mãos do Dr.º Almeida Santos, que elogiou, com um largo sorriso, o nosso trabalho, a nossa postura. A seu lado, o Dr.º Guilherme de Oliveira Martins, outro grande nome da cultura portuguesa.

Hoje, o Dr.º Almeida Santos partiu fisicamente. Ainda assim, é grande a obra política e social que deixou e que a todos nos deve orgulhar. Até sempre!


Sem comentários:

Enviar um comentário