domingo, 10 de abril de 2016

CORRER: UM ANALGÉSICO NATURAL

ELISABETE RIBEIRO
Quem já não viu pessoas a correr pela manhã, ao fim da tarde ou em pequenos grupos, ao fim de semana, ao Sol, calor, vento, frio e chuva? Claro que já viram! Aliás, correr tornou-se na atividade física mais apreciada pelos desportistas. Será moda? Talvez, mas correr é um vício. Quem nunca correu poderá achar que é uma loucura. Quem corre sabe que estou certíssima. 

Aliado a esta dependência está o auxílio desta prática na obtenção de boa forma física e perda de peso.

Obviamente que tudo isto tem uma justificação científica e apelida-se de endorfina. Esmiuçando este termo é uma hormona endógena, uma vez que é produzida pelo próprio corpo através da hipófise e vista como um analgésico interno. A endorfina é uma substância produzida pelo cérebro através do estímulo de exercícios físicos aeróbios. Tem o poder de regular a utilização de hidratos de carbono e gordura em forma de energia. Com esta alteração toda no nosso organismo durante a corrida, o resultado é um aumento da disposição física e mental, sensação de bem-estar, o humor fica em alta e a criatividade aumenta. Por essa razão é muito comum ver os atletas terminarem os treinos ou mesmo provas, por vezes com grandes níveis de dificuldade, com um sorriso do tamanho do mundo. Também é pelo alívio de terminar, mas a sensação de alegria e euforia perdura o resto do dia. Fisicamente desgastados mas mentalmente indestrutíveis. Atrevo-me a dizer que quem corre é mais feliz. 

Com isto podem ficar aliciados a iniciar no mundo da corrida. Contudo, é importante ter alguns cuidados antes de iniciar uma atividade física. A corrida não é exceção. Consulte um médico e faça os exames essenciais para assegurar a prática desportiva. 

Sendo a corrida um dos desportos mais democráticos que existe, tanto pode correr de manhã, à tarde ou à noite. Cada um cria o seu horário de treino em função da sua disponibilidade. 

Apesar de ser já um verdadeiro negócio a nível de equipamento, não despenda de muito dinheiro nos trajes para treinar. Aposte sim numas boas sapatilhas adequadas ao seu tipo de passada. Não esquecer que o tamanho da sapatilha deve ser sempre 1 a 2 tamanhos acima do seu tamanho normal. Naturalmente que a variável está na marca da sapatilha, por isso é emergente informar-se quando as adquirir. Umas boas sapatilhas são essenciais para evitar lesões. 

Ate os cordões e corra, com moderação, mas corra.

Sem comentários:

Enviar um comentário