quinta-feira, 28 de julho de 2016

DEIXEMOS A PAZ BRILHAR

CATARINA PINTO
A Paz… tanta falta nos faz a verdadeira paz… aquela velha palavra Utópica…

Mas afinal o que é paz? Segundo o dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2016 ela é “ ausência de guerra; serenidade; tranquilidade; sossego; repouso; silêncio; boa harmonia; conciliação; paciência.” 

Ela é tanta coisa, é o tudo que emerge o ser humano, que faz renascer os horizontes sombrios, mexe com a poesia e com a prosa, quebra a guerra e destrói a ignorância…é a pedra filosofal, a alquimia do mundo mas por outro lado não é compreendida da mesma maneira, já que ela só pode ser sentida em liberdade e a liberdade tem significados tão distintos que se iludem, que se confunde desde os primórdios da civilização.

Necessitamos tanto de paz como de vida para conseguir habitar este mundo desumano, insensível, cego e surdo de alma e consciência… Não importa em que época vivemos há sempre uma pólvora, uma bala a espera de ser lançada para matar, para destruir… e apenas nos chega refletir nos nosso actos do dia-a-dia e lá encontramos os nossos “ delitos” contra a nossa paz pessoal.

A Paz é respeito, fraternidade, amor, heroísmo, evolução humana, sentimentos puros, um dever das grandes nações livres.

Paz é perfeição e nós somos humanos mas não é justificação para que não a busquemos e amemos como se fosse o nosso maior amor, abracemos o que ela tem para nos oferecer, escutemos os seus lamentos porque essas dores são as nossas, as da nossa Humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário