quinta-feira, 14 de julho de 2016

LER EXERCITA O CÉREBRO

Leituras---

CATARINA PINTO
Tempo de lazer, tempo de férias, descanso, calor, areia, bronzeador, de praia mas também de leitura. Um verdadeiro apaixonado pela leitura jamais deixa os seus livros estarem sozinhos neste tempo de verão… Neste contexto vou partilhar na crónica de hoje um texto já escrito há algum tempo mas que penso ser pertinente…a leitura…sabe sempre tão bem..

A leitura é elemento essencial do crescimento pessoal, social e universal do Ser. A aprendizagem das primeiras palavras é tal e qual como um jardim em construção. Temos que o construir de raiz, idealizar o seu projecto, acarinhar, proteger. Devemos interiorizar cada palavra, cada sílaba, cada texto, cada poema, embalado nos nossos braços e senti-las como se de um corpo vivo se tratasse. E nesse jardim, ao longo dos tempos, precisamos de renovar, fazer brilhar na escuridão da mente cada palavra.

A leitura de um livro produz o efeito de mudar o mundo interior e / ou universo. E sabe tão bem entrar em selvas, em sonhos azuis de quimeras, princesas desencantadas e sapos elegantes. Cada página, mil histórias de encantar para contar.

O ler permite-nos visualizar as experiências da vida de uma maneira mais próxima e ajudar a derrubar tantos muros de ignorância.

O acto de ler acompanhamos pela vida, intrinsecamente com os sentimentos, o prolongamento de cada um entre os pensamentos célebres.

Sem comentários:

Enviar um comentário