segunda-feira, 25 de julho de 2016

HIPOTERAPIA OU EQUITAÇÃO PARA FINS TERAPÊUTICOS

LIANE SANTOS 
A equitação com fins terapêuticos usa o cavalo como meio de intervenção para com o utente. A sua utilização visa promover melhorias físicas, sociais e psicológicas, além da componente educativa, de formação e também de prazer.

São vários os benefícios da hipoterapia, entre eles, melhoria do equilíbrio, mobilidade, coordenação, tónus, postura, orientação espácio-temporal, noção de direcção/lateralidade, aumento da confiança, autonomia, a concentração, memoria, percepção auditiva, comunicação, melhoria da postura, mobilidade, coordenação, força, energia.

Academia Equestre da Tânia Barandela

https://www.facebook.com/academiaequestre/
É necessário um amplo conhecimento do cavalo, como cuidar do mesmo, os seus andamentos (passo, trote, galope), a frequência do passo (antepistar, sobrepistar e transpistar), os movimentos decorrem com os diferentes andamentos (plano vertical, plano frontal, plano longitudinal).

Para além disso, é necessária algumas instalações para o decorrer da terapia, um centro hípico, com um campo aberto, picadeiro, rampa de acesso, escada, elevador para transporte/elevação do utente, equipamentos específicos para o cavalo (manta, silhão, estribos, rédeas, etc.) e equipamento específico para o cavaleiro (botas, toque, calças apropriadas, etc.).

Para a terapia, é necessário, um monitor de equitação, responsável pelo cavalo, um/dois terapeutas (caso seja necessário backriding) e o utente. Além disso, não se deve esquecer material de apoio para a sessão, além dos falados anteriormente, também bolas, arcos, instrumentos, cones, cartões, espelhos, etc.


A hipoterapia está indicada para:

· Paralisia Cerebral;

· Déficits sensoriais;

· Atraso no desenvolvimento;

· Síndromes neurológicos;

· Acidente vascular cerebral;

· Traumatismo crânio-encefálico;

· Sequelas de processos inflamatórios do sistema nervoso central;

· Lesão raquimedular;

· Autismo;

· Trissomia21

· Deficiência mental;

· Dificuldades de aprendizagem;

· Alterações do comportamento;


Por outro lado, está contra-indicada para:

· Alergia ao pêlo do cavalo;

· Hiperlordose;

· Subluxação da anca;

· Instabilidade atlantoaxial;

· Escoliose estrutural acima de 40º;

· Osteoporose;

· Osteogênese imperfeita;

· Hemofilia;

· Hérnia de disco;

· Doença de Schuerman;

· Cardiopatia grave.

Sem comentários:

Enviar um comentário