sábado, 16 de julho de 2016

MIMO FESTIVAL JÁ CÁ CANTA

CARLA AFONSO
Começou a época dos concertos e do tão desejado verão! Uhuh! Calor, música e emoção! Adoro!!! E como este ano não estão previstas viagens para fora, há que aproveitar ao máximo tudo o que temos por cá. MIMO Festival já cá canta !

A Cidade de Amarante foi a eleita para a primeira internacionalização do MIMO Festival, que acontece há 13 anos consecutivos em várias cidades do Brasil. Iniciado em 2003, o Mimo é desde há muito uma referência no panorama cultural brasileiro. Tendo sempre como cenário diversas cidades históricas do Brasil, como Olinda, Paraty, Ouro Preto, Tiradentes ou Rio de Janeiro, onde no ano passado ultrapassou a marca de um milhão de espectadores em igrejas, monumentos, parques e espaços públicos. Uma filosofia que será, pela primeira vez, replicada fora do Brasil, na cidade portuguesa de Amarante, onde, a partir desta sexta, 15, e até domingo, 17, terão lugar mais de três dezenas de concertos, de entrada gratuita, num vasto programa que inclui ainda mostras de filmes, exposições e encontros com diversos artistas de referência, a nível internacional, das mais variadas áreas.


CARTAZ
A cidade de Amarante recebe, entre 15 e 17 de julho, a primeira edição do MIMO Festival em Portugal com um cartaz de luxo do qual fazem parte mais de 40 atividades. Da música ao cinema, passando pela poesia, workshops e fóruns de ideias, o MIMO Festival traz ao nosso país Pat Metheny & Ron Carter, Tom Zé, Egberto Gismonti, Hamilton de Holanda e O Baile do Almeidinha com Silvia Perez Cruz, Miguel Araújo e Mário Lúcio Sousa como convidados, Vieux Farka Touré, DJ Marcelinho da Lua, Mário Laginha e Pedro Burmester, Custódio Castelo, João Fênix, Aline Paes, Banda de Amarante, Orquestra do Norte dirigida pelo Maestro António Victorino d'Almeida, e os angolanos Kiezos e Next.

As atividades vão ocupar diversos palcos espalhados pela cidade, como as igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes. No que à música diz respeito, é um verdadeiro cartaz de luxo, que terá como cabeças de cartaz nomes como os brasileiros Tom Zé ou Egberto Gismonti (sexta, dia 15 julho), o guitarrista maliano Vieux Farka Touré ou a Orquestra do Norte (sábado, dia 16 julho) e ainda as duplas Mário Laginha e Pedro Burmester ou a que junta os lendários músicos de jazz americanos Pat Metheny & Ron Carter (domingo, dia 17 julho).

AMARANTE É CULTURA

Venha ao Festival MIMO na cidade de Amarante, uma cidade de boa comida, de gente simpática e solidária, de uma beleza e genuinidade que não se encontra em muitas cidades. E quem passa por aqui, acaba quase sempre por voltar… Cidade com carácter, com personalidade e inconfundível, parece estar disposta de maneira propositada para ficar bem na fotografia! E a luz não tem nunca que ser retocada…

Sintam-se convidados para 3 dias em que a música, a cultura e o património histórico são os convidados de honra. Tragam a família, a entrada é gratuita e há muitas atividades.

Sem comentários:

Enviar um comentário