quinta-feira, 4 de agosto de 2016

COM O SOL, TEMPERANÇA

MARIA AMORIM
A temperança é uma virtude muito esquecida, nestes tempos de alguns excessos...
O sol e o bom tempo convidam a longas exposições, e, agora que estou de férias, tenho oportunidade de apreciar que ainda muita gente se esquece de que o sol pode fazer muitos estragos, por vezes agudos, quando os banhos de sol são apanhados a horas indevidas ou por períodos demasiado longo, outras vezes só se manifestando a longo prazo.

Aqui estou, esticada na minha espreguiçadeira, à sombra de uma velha roseira, com vista para a piscina, e, ao meu redor, algumas pessoas preguiçam como eu, aproveitando o dolce farniente das férias... Não posso deixar de reparar naquelas que estão esticadas ao sol, há demasiado tempo, penso eu, porque quase à uma da tarde, o sol já queima demais, no entanto, o que me inspirou a escrever foi ver uma mãe chegar, com uma bebê que já anda, mas ainda muito pequena, e expo- la ao sol a esta hora, depois de a molhar...Temperança, ouvi eu a mãe chamar. Temperança? Estranho nome para alguém tão pequenino, o facto é que me fez pensar que o que é preciso em tempo de férias, é precisamente temperança, para temperar a nossa vontade de sol, de ficar bronzeados a qualquer custo, sem exageros...não é por falta de avisos, todos estamos cansados das campanhas que nos previnem dos malefícios do sol, temperar o tempo de exposição, para que nos possa fazer bem, proteger devidamente a pele, para tranquilamente aproveitar o melhor de cada dia.
O sol é o nosso melhor amigo, mas como com os amigos é preciso moderação, fazendo dele um aliado, pois todos sabemos que sem sol, não há vida, mas com sol a mais podemos pôr a vida em risco, ou no mímico a saúde...

Por isso é que eu comecei por dizer : COM O SOL, TEMPERANÇA....

Sem comentários:

Enviar um comentário