domingo, 28 de agosto de 2016

"DIÁLOGOS DESPROVÁVEIS"

CRÓNICA DE MIGUEL GOMES

- E o que te disseram eles?

- Disseram-me para conferir o estado das acções.

- E tu viste?

- Antes quis que eles me mostrassem as deles.

- E eles mostraram?

- Sim, um foi ao computador, abriu o browser e andou para lá a conferir se tinham subido e descido.

- E o outro?

- O outro foi ao telemóvel, uma aplicação qualquer que lhe mostrou que ele estava mais pobre por ter perdido o que não tinha tido.

- E depois, mostraste as tuas?

- Sim. (risos)

- E então?

- Pousei o telemóvel, sentei-me em cima do muro, fechei os olhos e estive assim uns largos segundos.

- Porquê? O que é que te disseram?

- Quando abri os olhos e saltei do muro não disseram nada.

- A sério?

- Sim. Mas eu quebrei o silêncio, disse-lhes que já estava, que tinha consultado as acções.

- Tu, cum camandro… Haja quem te entenda.

- Disse que lembrando aquilo que ainda não esqueci, tinha um saldo positivo.

- Positivo?

- Sim. Entre tudo o que fiz o saldo era positivo.

- Mas positivo como?

- Olha. Positivo. As boas acções são mais que as más acções.

- Oh pá, tu… Carago pá.

- E ainda rematei com uma boa que me saiu na hora.

- Conta.

- Disse que tenho um mercado enorme de acções à minha frente, que as transformo no que quiser.

- Como assim?

- Então? As minhas acções dependem de mim, eu torno-as boas ou más, positivas ou negativas, lá preciso de alguém que me venha dizer se sou rico ou pobre?

- Sinceramente... E eles?

- Disseram-me que não dava para falar comigo.

- Eu avisei-te. Tu e as ideias estúpidas.

- Porquê estúpidas?

- Oh, porque são, quem pensa assim? Que estupidez.

- Olha, foi isso mesmo que me disseram, que era uma estupidez.

- E depois?

- Mandaram-me à merda (risos).

- Lá andam com a razão deles.

- Fiquei mais rico ali mesmo.

- Como assim?

- Entre responder igual ou perdoar, optei por perdoar, ganhei!

- Mas ganhaste o quê?

- Ganhei mais uma boa acção. (risos)

- Oh pá, vai à merda!

- (risos)

Sem comentários:

Enviar um comentário