sexta-feira, 28 de outubro de 2016

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO E O SEU SIGNIFICADO

DIANA PEIXOTO
O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente em Outubro em todo o mundo, é um evento das Nações Unidas. Este ano de 2016, a FAO (Food and Agriculture Organization of the United Nations) lança o seguinte tema: “O clima está a mudar. A alimentação e a agricultura também”.

É facto que um dos maiores problemas relacionados precisamente com a alteração climática que temos vindo a sofrer é a segurança alimentar.

O nosso planeta está a aquecer, os glaciares a derreter, o nível da água do mar a subir e cada vez mais acontecem fenómenos meteorológicos como as secas, os ciclones, as inundações, que dificultam muita a vida de todos nós. A boa notícia é que todos podemos e devemos ajudar a minimizar e até contribuir para a reversão deste problema. Podemos lutar contra esta alteração climática mudando os nossos hábitos e tomando decisões simples no dia-a-dia.

No que concerne às alterações quotidianas meramente alimentares, deixo-vos quatro exemplos importantes:

1. Diversifique a sua dieta

Podemos tentar ter pelo menos uma refeição por semana totalmente composta por vegetais, em substituição de uma refeição de carne, por exemplo. Uma vez que se consomem muito mais recursos naturais para obter carne do os vegetais e plantas;

2. Escolher frutas e hortaliças de aspeto menos atrativo

Frutas e legumes de aspeto pouco atrativo, por não cumprirem os standars estéticos, normalmente são rejeitadas e desperdiçadas, no entanto muitas as vezes, senão sempre, o seu sabor é melhor

3. Armazenar os alimentos de forma inteligente

Coloque os alimentos com menor data de validade à frente e os alimentos com maior data de validade por trás. Dessa forma, vão-se usando primeiro os alimentos com menos validade e diminuímos o desperdício.

4. Utilizar as sobras

Quando fazemos uma refeição em grande quantidade que sobra, metade dessa sobra podemos congelar de forma a utilizarmos como refeição no futuro. O restante, podemos transformar numa refeição completamente diferente para o dia seguinte.

Sem comentários:

Enviar um comentário