quarta-feira, 19 de outubro de 2016

RACISMO OU IDEOLOGIA?

MÁRCIA PINTO
Todos sabemos que no mundo há grandes diferenças entre pessoas e que, por estupidez e ignorância, se criam vários preconceitos, que geram muitos conflitos, que afetam muita gente. Porém, onde estão os Direitos Humanos que dizem que todos são iguais, se há tanta desigualdade no mundo?

O preconceito gerado pela xenofobia, por exemplo, é algo controverso. Geralmente manifesta-se através de ações discriminatórias e ódio por indivíduos estrangeiros. Havendo intolerância e aversão por aqueles que vêm de outros países ou diferentes culturas, desencadeando diversas reações entre os xenófobos.

No entanto, nem todas as formas de discriminação contra minorias étnicas, diferentes culturas, subculturas ou crenças podem ser consideradas xenofobia. Na maioria dos casos são atitudes associadas a conflitos ideológicos, choque de culturas ou mesmo motivações políticas.

Assim, o racismo é um tipo de preconceito associado às raças, às etnias ou às características físicas; visto que as pessoas denominadas racistas baseiam-se na ideologia da superioridade uma vez que esse tipo de preconceito assinala que algumas raças ou etnias são superiores às outras, seja pela cor da pele, pensamentos, opiniões, crenças, inteligência, cultura ou caráter.

Dessa forma, podemos comprovar o racismo manifestado em muitos momentos da história como formas de dominação, por exemplo: a escravidão, o apartheid, o holocausto, o colonialismo, o imperialismo, o branqueamento enfatizado por muitos ditadores, dentre outros.

Contudo, na maioria das vezes, o racismo associa-se apenas ao preconceito contra os negros, todavia, as atitudes racistas são contra qualquer raça ou etnia, sejam negros, asiáticos, brancos, índios, etc.

Deste modo, existem vários conceitos relacionados ao racismo, tais como:

· Raça: Conceito manifestado de acordo com as características físicas das pessoas. Assim, os três grupos principais de raça são: caucasianos, mongoloides, e negros.

· Etnia: Além das características físicas, a etnia engloba a cultura, as crenças, a religião e a língua.

· Bullying: Preconceito e prática violenta contra pessoas indefesas que podem inclusive causar problemas psicológicas em quem sofre. Atualmente fala-se muito dessas atitudes preconceituosas manifestada nos ambientes escolares, embora o Bullying possa acontecer em qualquer lugar. Com a expansão da internet, hoje em dia, o termo "Cyberbullying" refere-se às atitudes violentas realizadas na internet, nomeadamente as redes sociais. Importante referir que o termo "Bully", do inglês, significa brutal.

· Xenofobia: Discriminação e intolerância com coisas e pessoas estrangeiras.

· Etnocentrismo: Conceito associado à superioridade de uma cultura sobre a outra, ou seja, preconceitos baseados nas opiniões sobre determinada cultura, vista de acordo com suas crenças, costumes e tradições, etc.

· Homofobia: Preconceito contra os homossexuais, bissexuais, travestis e transsexuais.

É lamentável que em pleno século XXI, e com uma sociedade cada vez mais global, termos como os acima referidos façam parte da nossa sociedade.

Assim, é pertinente começar desde cedo a educar as nossas crianças de modo a que entendam que todos somos diferentes, mas iguais no essencial, que são os valores morais e sociais, ou pelo menos deveriam ser…

Sem comentários:

Enviar um comentário