quarta-feira, 23 de novembro de 2016

CUIDADO COM OS EXAGEROS

JORGE MADUREIRA
Para ser esbelta não precisa de ser magra.

O peso e o seu problema. Nasce aqui a fixação no emagrecimento. Todos (de uma maneira ou de outra) já ouvimos falar e ou já observamos na Anorexia e Bulimia, que atinge uma grande percentagem da população feminina. Distúrbios psicológicos que fazem vítimas tantas vezes.

Tudo começa quando uma simples dieta se transforma numa obsessão.

Começa na adolescência, por volta dos 13 anos e prolonga-se até aos 18. Nem sempre é assim, mas é aqui que acontece a grande maioria. As mais expostas ou afectadas são as emocionalmente mais frágeis, que andam a par das revistas de moda e programas do género, ou até pela pressão da própria sociedade.

A família se estiver atenta perceberá os primeiros sinais. A pessoa deixa de fazer as refeições à mesa com todos; se estiver, come pouco e rapidamente vai à casa de banho; está constantemente a dizer que não está com fome; que anda com pressa e sem tempo para comer; faz exercícios exagerados, muito para além do considerado normal.

A juntar a isto tudo, dietas, calorias, composição e nutrientes dos alimentos e remédios, são uma preocupação constante; tendência para não ligar a quase mais nada que a rodeia; acontece quase sempre deixar de estar com amigos que fazia naturalmente; contraia quem a quer alertar.

Uma dieta equilibrada é sempre recomendável, significa vida saudável. Mas deixa de o ser quando passa a ser exagerada. Chegada a este ponto precisa urgentemente de ajuda.

ANOREXIA E BULIMIA, são coisas diferentes, mas são causados pelo mesmo problema: a vontade de ser magra. Ou seja, muitos dos anoréxicos sofrem de bulimia, mas nem sempre os que sofrem de bulimia são anoréxicos.

Anorexia: distúrbio psicológico alimentar, pessoa que fica radical na alimentação. Mesmo se estiver no peso ideal sentem-se gordas. a busca desenfreada para ter o corpo da modelo que vê nas revistas.

Bulimia: problema mais da ordem psicologia, a pessoa come logo de seguida tem um sentimento de culpa, onde força o vómito, chega a usar laxantes e outras coisas, pensando que assim não engordará ou acelera o emagrecimento. Está-se a enganar a ela própria. Continuado a comer não emagrece.

São problemas graves, muitas das vezes irreversíveis, que podem levar á morte. Quem não se lembra da morte das modelos, Ana Carolina Reston e Isabelle Caro.

É necessário e urgente aprender a ter limites

Peso ideal é aquele em que nos sentimos bem. Todos sabemos que, com alimentação saudável e actividade física, é alcançado qualquer objectivo, se beliscar a saúde.

Ter um estilo de vida saudável e activo terá que ser para sempre e não alguns meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário