sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

DESMISTIFICAR A NUTRIÇÃO

DIANA PEIXOTO 
Hoje em dia, todos falam de nutrição, todos sabem de nutrição e grande parte da população resume-a ao emagrecimento. Ora, este texto nasce precisamente da necessidade de levar informação credível a todos os leitores, relativamente ao que é realmente a nutrição. Nutrição é muito mais do que parece e são inúmeras as razões pelas quais devemos cuidar da alimentação!

Sabe-se que o que a alimentação da mãe durante a gravidez vai influenciar o bebé in útero e na idade adulta. Uma alimentação desequilibrada do ponto de vista nutricional predispõe, então, o aparecimento de determinadas doenças, como a diabetes, obesidade, etc. Portanto, a alimentação da mãe determina em muito o futuro da saúde do seu bebé. Por esta razão, daqui não podem restar dúvidas da importância da alimentação nesta fase. Temos de prevenir desde cedo.

Já o organismo adulto vai-se transformando nos resultados dos comportamentos alimentares que foram ocorrendo durante toda a sua vida. O nosso corpo vai-nos avisando, até que chega a “fatura para pagar”, um órgão falha. Porque é que isto acontece? Situações como metabolismo lento, desenvolvimento de hipotiroidismo, ciclos hormonais irregulares, infertilidade, menopausa precoce, distúrbios intestinais, aparecimento de determinados tipos de cancro podem e são muitas vezes devido a uma vida constante nas dietas super restritivas em conjunto com medicação para emagrecer; manutenção de um peso excessivo ou obesidade devido aos maus hábitos alimentares diários; uma vida marcada pela prisão de ventre com recorrência a laxantes dia sim, dia sim; consumo praticamente nulo de vegetais, fruta e riquíssimo em carnes vermelhas, enchidos e açúcares…. 

O certo é que ficaríamos aqui interminavelmente só a enumerar razões pelas quais devemos cuidar da alimentação e, por isso mesmo, ser acompanhado por um nutricionista. Se a alimentação for adequada, a saúde estará presente em todas as fases da vida. Porém, atualmente, é comum haver alterações dos padrões alimentares desejáveis logo desde a infância, resultando em doenças (que se vêm a revelar crónicas) e alterações patológicas do comportamento alimentar. É neste sentido que existem os nutricionistas, em que a atribuição do título profissional depende da inscrição como membro efetivo na Ordem dos Nutricionistas. A inscrição na Ordem é obrigatória, independentemente do regime de exercício da atividade em que o profissional se insira. Procure um nutricionista membro da Ordem dos Nutricionistas e trate de si!

Sem comentários:

Enviar um comentário