quinta-feira, 9 de março de 2017

DIA DA MULHER, ONTEM, HOJE E AMANHÃ

MARIA AMORIM
Faz sentido ainda haver um dia da mulher? Faz, faz todo o sentido, ser mulher é um grande privilégio, pois à mulher foi dado o dom de dar a vida. Claro que sozinha a mulher não cria vida, precisa da dádiva do homem para a procriação, mas é de si que vai sair uma vida nova, do seu corpo que se transforma ao longo dos nove meses que dura a geração . É uma dádiva da natureza à mulher, que de menina se torna mulher e depois mãe. É a maravilha de permitir que a vida se renove e se transforme. A vida que rola e que traz consigo alegrias e  tristezas, risos e lágrimas, mas que temos o privilégio, como mulheres de pleno direito de viver em liberdade e igualdade com os homens, com direito à autodeterminação, ao livre arbítrio, que nos deixa decidir que caminhos escolher, por vezes com algumas dificuldades, mas que podemos escolher.

Não podemos, nós as mulheres de agora, deixar cair no esquecimento todo o caminho percorrido pelas mulheres que nos antecederam, e, que, com as suas lutas, as suas lágrimas, as suas revoltas e algumas vezes as suas vidas abriram o caminho para que hoje possamos ser MULHER.  Muitas vezes temos a memória curta, e ouço algumas opiniões de que não faz sentido o dia da mulher, faz sentido sim, para lembrar que para sermos consideradas  gente muitas antes de nós padeceram muitos suplícios, e por elas devemos festejar e alegrar mo-nos e ser gratas à vida por nos permitir ser mulher hoje.

Não podemos deixar de nos lembrar de todas as mulheres do mundo que ainda não são consideradas gente, que não têm direitos senão os de servir os homens, que são amordaçadas, violentadas no seu corpo e na sua alma, a quem não é permitido viver , a quem não é permitido pensar, sentir, sonhar. Para essas mulheres, não há um dia da mulher...

O dia da mulher é um dia de homenagem a todas as mulheres de coragem e de amor, pois foi por amor que lutaram e foi a coragem que as guiou. É o amor que continua a guiar-nos, mulheres, e que faz evoluir os homens, levando-os a partilhar o trabalho no lar, a participar na educação dos filhos, orientando-os e ajudando-os ao longo de todos os anos que passaram, para que aprendessem que a vida é partilha, e cada vez mais, em vez de pensar que estão a ajudar, vão pensar que simplesmente estão a partilhar.


O dia da mulher é um dia de reflexão, de agradecimento e de alegria, em que ficamos com um sorriso no rosto e calor no coração porque alguém nos dá um abraço e nos diz: “ feliz dia da mulher”...

Sem comentários:

Enviar um comentário