segunda-feira, 17 de julho de 2017

NEUROMA DE MORTON

Sente dor no antepé? 

FÁTIMA LOPES CARVALHO
Sabia que essa dor pode ser provocada por uma compressão mecânica dos ramos digitais dos nervos plantares; e ser devida a uma lesão caracterizada por neuroma de Morton - lesão não neoplásica com formação de fibrose perineural do nervo plantar. A predileção da dor é pelo 3º espaço metatarsal, pois é aqui que se dá a união dos ramos lateral e medial dos nervos digitais plantares, é mais frequente no sexo feminino e pode estar relacionada com o uso de sapatos “anti-fisiológicos”, caracterizados por estreita largura de ante-pé que favorecem a compressão dos metatarsos contra o ligamento intermetatarsico.

O neuroma de Morton apresenta-se clinicamente: dor ao nível do ante-pé com irradiação para os dedos, acompanhada muitas vezes por fenómenos parestésicos.

Na consulta de Podologia (www.centroclinicodope.pt) durante o exame físico nomeadamente durante a palpação encontramos o sinal de Mulder, caracterizado pela compressão latero-lateral das cabeças metatarsais com uma mão, enquanto a outra mão do Podologista comprime o espaço acometido na região plantar. 

O diagnóstico a maior parte das vezes é clínico principalmente se os neuromas apresentarem dimensões de 5mm de diâmetro. A ecografia é o exame complementar mais solicitado onde é evidenciada uma lesão circular ou ovoide, hipoecóide localizada justa proximal à cabeça metatarsal. A ressonância nuclear magnética é importante no diagnóstico de neuromas menores de 5mm de diâmetro e em neuromas múltiplos. A radiografia do pé não é utilizada para deteção de neuroma mas é importante no sentido de despiste de outras patologias tais como metatarsalgias, doença de Freidberg dedos em garra, fraturas.

O diagnóstico diferencial envolve as radiculopatias lombares, síndrome do túnel do tarso, fratura de stress dos metatarsos, doença de Freidberg, bursites intermetatársicas, artrite reumatoide, neurites periféricas, tumores ósseos e de partes moles do ante-pé.

Qual o tratamento?

O tratamento de eleição para a maior parte dos neuromas de Morton é o Ortopodológico; com a aplicação de uma ortótese plantar cujo objetivo é diminuir a carga na região metatarsal acometida.

A Laserterapia podológica também é muito eficaz cujo objetivo é anti-inflamatório.

A aplicação de infiltração é controversa; vista a duração do alívio da sintomatologia ser por um período curto de tempo.

Em última linha e na falha do tratamento conservador pode recorrer-se à cirurgia efetuando a resseção cirúrgica do neuroma e do segmento afetado do nervo, esta intervenção pode ser realizada por via dorsal ou plantar.

Sem comentários:

Enviar um comentário