sexta-feira, 11 de agosto de 2017

MONOPÓLIOS E OLIGOPÓLIO: PERDEMOS TODOS

JOÃO RAMOS
Um estudo publicado pela universidade de Nova Iorque concluiu que o aumento da concentração e do poder de mercado das empresas contribui para a redução do investimento. Ao analisarem dois períodos históricos, os autores verificaram, que no início dos anos 2000, a redução de empresas têxteis, nos EUA (devido à concorrência asiática) provocou a diminuição do investimento. Em contrapartida, nos anos 90, o aumento do número de start-up´s tecnológicas ajudou a explicar o enorme aumento dos recursos aplicados pelas organizações do sector.

Numa altura, em que a Altice adquiriu a TVI, convém recordar os efeitos da concentração de mercado e do poder monopolista das companhias nos consumidores e na economia em geral. O sector das telecomunicações dos EUA é dominado por uma única empresa, o que implica que os americanos despendam mais de 65 biliões de dólares anuais, do que os Europeus, em servidos de pior qualidade. Para além desta atividade, existe ainda a banca, que sobre um processo de fusões e aquisições que podem lesar os interesses dos consumidores e deprimir a economia. Existe ainda o sector energético, com um pequeno grupo de empresas oligopolistas a dominarem o mercado, incluindo, a comercialização de combustíveis. 

Sabemos de antemão, que em Portugal a entidade reguladora não possui os recursos legais, humanos e financeiros para monitorizar eficientemente as atividades referidas, o que obriga, a que exista um trabalho à priori, no sentido de evitar que tal seja necessário, ao impedir determinadas fusões e aquisições.

Sem comentários:

Enviar um comentário