sexta-feira, 15 de novembro de 2013

MAIOR FUGA DE INFORMAÇÃO DA HISTÓRIA EM FILME

O 5º Poder, 
Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl
Foi em 2010 que uma organização sem fins lucrativos divulgou, através da sua página na web, milhares de documentos secretos relacionados com a política externa dos EUA, a guerra no Iraque e outros assuntos da diplomacia internacional. A WikiLeaks é, nos nossos dias, encarada como a maior fuga de informação da história, colocando governos, autoridades públicas e empresas multinacionais sob escrutínio público. 
Daqui parte o filme O 5º Poder (The Fifth Estate) de Bill Condon, desde ontem nas salas de cinema portuguesas. O filme começa quando Julian Assange e o seu colega Daniel Domscheit-Berg (interpretados por Benedict Cumberbatch e Daniel Brühl) se juntam para vigiar anonimamente algumas das pessoas mais poderosas do mundo. Decidem assim criar uma plataforma que permite a qualquer cidadão publicar segredos ou crimes, de forma anónima. As publicações começam a ganhar mais relevo e credibilidade do que os meios de comunicação convencionais. Com a consciência de que deram início a uma revolução, Assange e Berg cedo entram em litígio e se questionam sobre os custos da exposição de determinadas verdades.
Realizado por Bill Condon e escrito por Josh Singer, um "thriller" que se inspira em duas obras fundamentais sobre o tema WikiLeaks: "Inside WikiLeaks: My Time with Julian Assange at the World's Most Dangerous Website", escrito por Daniel Domscheit-Berg, e "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy", da autoria dos jornalistas David Leigh e Luke Hardin.

Sem comentários:

Enviar um comentário