segunda-feira, 4 de novembro de 2013

POUPAR É O QUE ESTÁ A DAR


Numa altura em que os problemas económicos do país são o tema do dia, a BIRD MAGAZINE deixa aqui alguns truques e dicas para o ajudar a equilibrar o seu orçamento mensal. Porque os pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença.


Cada vez mais portugueses escolhem a bicicleta
como meio de transporte.
D.R.: FPCUB
1. Troque o carro pela bicicleta. Para além dos benefícios para a saúde e para o ambiente, esta substituição pode, ainda, ajudá-lo a evitar filas de trânsito e problemas relacionados com o estacionamento. E o mais importante é que vai poupar bastante na fatura dos combustíveis.
Cada vez mais portugueses começam a escolher a bicicleta como meio de transporte.  Este fenómeno já foi notado por parte das entidades públicas, que começam a disponibilizar soluções para facilitar a utilização deste meio de transporte ecológico.
Recentemente, foram aprovadas algumas alterações ao código da estrada, que vão entrar em vigor a partir de 2014 e vêm alargar o enquadramento legal para a utilização de bicicletas nas estradas.
Também alguns transportes públicos começam a permitir que os ciclistas se façam acompanhar pelas suas bicicletas dentro dos mesmos.
José Caetano, presidente da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB), em declarações ao Diário Económico atestou que “a bicicleta é um veículo ótimo para distâncias até 12 km e mais rápido que o automóvel”.


A corrida é um fenómenos internacional.
D.R.: Revista Runner's World
2. Corra. Correr tornou-se um fenómeno de popularidade. Sónia Fernandes, diretora de relações públicas da Adidas Portugal, em declarações à revista do Montepio, refere que não têm dados oficiais para o mercado do running em Portugal, mas acredita que se trata de um mercado em ascensão: “Não só pelo gosto que as pessoas demonstram pela corrida, como pelas condições económicas do país. Sendo a corrida um desporto que pode ser praticado na rua, na praia, à beira-mar ou em trilhos, qualquer um o pode fazer sem qualquer custo além de um equipamento adequado”.
Existem várias provas em que pode participar, por divertimento ou levado pelo espírito competitivo. A corrida é um desporto muito completo que lhe pode oferecer, para além dos benefícios físicos, uma poupança significativa em comparação com outras atividades praticadas em ginásio.


“30 minutos 
após a corrida encontra a oportunidade ótima para ingerir bebidas ou alimentos de recuperação, de preferência com carboidratos.”
1917 
foi o ano em que os primeiros sapatos de desporto foram colocados à venda.”
“40 000 
passaram desde que o ser humano começou a usar sapatos”
“30% 
é a percentagem de ferro extra que vai precisar de consumir para correr no seu melhor.”
“42 km 
é a distância que tem de percorrer para poder dizer que fez uma maratona.”


3. Opte por programas gratuitos. Com a perda generalizada do poder de compra, um dos setores onde mais se corta é na cultura, mas não tem de ser assim. Em todas as cidades existem opções para quem quer passar um bom bocado sem gastar dinheiro. Em Vila Real, por exemplo, existem vários museus que não cobram entrada.
O Museu da Vila Velha, onde existem dois pisos. O piso inferior que é dedicado a exposições temporárias, de temática diversa e o piso superior que é dedicado a exposições de média duração relacionadas, preferencialmente, com a arqueologia. 
Museu da Vila Velha.
D.R.: CM Vila Real
Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, dá a conhecer aos visitantes exposições permanentes de numismática e de arqueologia, tem disponível um serviço educativo, que complementa não só a visita às referidas exposições, como a atividade da área de exposições temporárias. Tem, ainda, disponível para o público em geral o centro de documentação.
Museu de Arqueologia e Numismática
D.R.: CM Vial Real
O Museu do Som e da Imagem dispõe de sete salas (com várias secções interativas), dedicadas sucessivamente ao primeiro Teatro de Vila Real (de 1846), ao Teatro-Circo (de 1892), ao Teatro Avenida (de 1930), à história da fotografia, à história do cinema e a exposições temporárias.
Museu do Som e da Imagem
D.R.: CM Vila Real


4. Poupe energia. A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) deixa alguns conselhos para conseguirmos uma maior eficiência energética. Desta forma reduzimos não só na fatura da energia, como na emissão de gases com efeito de estufa:

- Desligar todas as luzes que se encontram acesas desnecessariamente, maximizando a utilização da luz solar.
- Pintar as paredes e os tectos com cores claras, que refletem melhor a luz, reduzindo a necessidade de iluminação artificial.
- Evitar abat-jours muito opacos, já que obrigam a utilização desnecessária de lâmpadas mais potentes.
- Utilizar lâmpadas fluorescentes (tubulares ou compactas). Uma lâmpada convencional de 100W proporciona a mesma luz que uma lâmpada de baixo consumo de 20W (poupa 3 euros por ano por cada hora diária de utilização).
- Instalar sensores de movimento nos locais de passagem, como por exemplo garagens e vestíbulos.
- Veja como pode poupar ainda mais aqui.


Opte por frutas e legumes da época.
D.R.: DECO
5. Tenha especial atenção no supermercado. Faça uma lista, em casa, com aquilo de que precisa. Evite as horas das refeições para ir às compras. O apetite pode levá-lo a comprar coisas que não lhe fazem falta.  Compre frutas e legumes da época. Examine as prateleiras de alto a baixo. Ao nível dos nossos olhos, o supermercado expõe o que mais deseja vender. Tenha também atenção aos produtos que compra. Nem sempre as marcas brancas são as mais baratas. A de DECO compara mais de 31 mil preços e  tem disponível um simulador online que o pode ajudar.

Existem muitas mais formas de poupar, na água, no gás, em roupa, nos transportes, em tudo. Cada um deve procurar as formas de poupar que melhor lhe servem os propósitos. E procurar fazer uma poupança que possa ser utilizada em casos de emergência.




Notícias relacionadas:
Dicas preciosas para poupar
20 dicas para poupar
- Dicas para poupar em alimentação e roupa



Sem comentários:

Enviar um comentário