segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

“AS FAMÍLIAS DOS ANIMAIS” NOVO LIVRO DE ANABELA BORGES EM REGISTO INFANTO-JUVENIL

«As famílias dos animais» por Anabela Borges

No passado sábado, dia 6 de dezembro, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, a escritora amarantina Anabela Borges apresentou ao público o livro de fábula em verso “AS FAMÍLIAS DOS ANIMAIS”, com a chancela da editora Lugar da Palavra.

O evento, inserido nas atividades do mês da biblioteca, contou com a participação dos alunos do Jardim de Infância e do Centro Escolar de Telões, do Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, e com a Hora do Conto dinamizada pela Catarina da equipa da biblioteca.

“Porque os animais fazem amigos, apaixonam-se e casam-se e cuidam dos seus filhos, como nós” é uma espécie de subtítulo, que encarna o espírito de família, de partilha e união que caracterizam a obra.

E como é apanágio das fábulas, este livro escrito em verso não poderia deixar de ser pleno de sentidos, transmitindo ensinamentos, valores éticos, morais, de cidadania e das mais altas democráticas atitudes e decisões. 

Anabela Borges explicou como nasceram as histórias: “Foi em 2012. Recebi um honroso convite para visitar a EB1 e Jardim de Infância da minha freguesia (a mesma escola onde todos nós, os quatro de casa, pai mãe e filhas, estudáramos), que, a bem dizer, fica-me a dois palmos de casa, no Dia Mundial da Criança. 

Decidi, nessa altura, escrever alguma coisa para elas. Assim nasceram as quatro primeiras das dez fábulas que agora se publicam. Muito do que lá está, recolhi junto das crianças. Elas são as mentoras deste livro, que levou dois anos em experiências, dois anos a ouvir as (re)ações das crianças, depois de algumas conversas sérias e muitas gargalhadas.”

Desde os mais pequeninos aos jovens de 80 anos, ninguém quis faltar à festa da bicharada, pois, afinal, como costuma referir a autora, fábulas são para todas as idades.

“Escrever para crianças é uma aventura sem fim.”, Anabela Borges

Sem comentários:

Enviar um comentário