segunda-feira, 21 de março de 2016

AO CUIDAR DOS SEUS PÉS, ESTÁ A CUIDAR DA SUA SAÚDE

FÁTIMA LOPES
A palavra Podologia deriva do grego “podo” significa pé e “logos” significa tratado. Assim podemos definir Podologia como “estudo e tratamento dos pés”.

A existência da podologia remonta aos tempos das cavernas, há mais de 4000 anos, quando o simples ato de retirar um pico do pé foi tido como o seu início. Em pesquisas arqueológicas na Ásia Ocidental foram descobertos vestígios do povo Hitita desaparecido em 1200 aC, que protegia os seus pés dos cortes e outras agressões, com peles de animais.


Sabia que:

O pé humano inicia o ciclo de desenvolvimento na terceira semana de gestação e estende-se ao longo da vida embrionária e fetal. O seu desenvolvimento continua após o nascimento até ao início de marcha e durante o crescimento.

Tem noção  que:
Um adulto dá em média 4000 a 6000 passos durante o dia, o que ao longo da sua vida equivale a 5 voltas ao mundo.


O QUE É A PODOLOGIA?

A podologia é a ciência na área das ciências da saúde que tem por objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé.

O pé é um órgão composto por 26 ossos, 33 articulações, 20 músculos e mais de 100 ligamentos.
Os pés são o alicerce de todo o corpo e é deles que depende o equilíbrio do aparelho locomotor.
Na Podologia tal como outras ciências verifica-se uma grande evolução; graças à aplicação de novos materiais indolores, inovadores e tecnologias nos métodos de diagnóstico.
Perante tais exigências o Podologista/Podiatra tem de estudar e investigar permanentemente para oferecer aos seus pacientes as melhores soluções de tratamento.

O QUE É UM PODOLOGISTA/PODIATRA?

Podologista ou Podiatra é um profissional de saúde da área da podologia que possui competências para estudar, prevenir e tratar a causa da patologia, com capacidade para elaborar um diagnóstico mediante a recolha de dados e efetuar o respetivo tratamento.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO DA PODOLOGIA

·         Podologia Laboral
O tipo de trabalho executado ao longo do dia, quer seja trabalho estático ou dinâmico com ou sem manipulação de cargas, obriga a um esforço excessivo que se pode refletir por longas horas de agressão e sofrimento para os pés. Estudar o tipo de trabalho e as características específicas de cada pé, minimiza os possíveis problemas podais.

·         Podologia Desportiva
A prática de exercício físico é essencial para manter o bem-estar físico e psíquico, o estudo e tratamento preventivo do pé do desportista torna-se indispensável de forma a evitar o aparecimento de algumas lesões proporcionando melhor rendimento desportivo e melhor qualidade de vida.

·         Podologia Infantil – Podopediatria
É fundamental assegurar o crescimento correto do pé da criança e prevenir o aparecimento de alterações estruturais e funcionais.

·         Podologia geriátrica – Podogeriatria
O pé do idoso devido a múltiplas agressões e alterações não corrigidas ao longo da vida pode provocar vários sintomas de dor; esta pode ser eliminada com tratamento personalizado e especifico a cada pé.

·         Pé de risco / Pé Diabético
Os doentes com diabetes desenvolvem diversos problemas do pé que se não forem tratados atempadamente, podem causar complicações graves.
São considerados pés de risco todos aqueles que apresentam alterações do foro metabólico, vascular, neurológico e sistémico.


Sem comentários:

Enviar um comentário