quinta-feira, 31 de março de 2016

SINTOMATOLOGIA E TRATAMENTO DA HÉRNIA DISCAL

MARCELO PEREIRA
A palavra hérnia significa projeção ou saída através de uma fissura ou orifício, de uma estrutura contida. O disco intervertebral é a estrutura cartilaginosa que fica entre uma vértebra e outra da coluna vertebral.

Ele é composto de uma parte central, chamada núcleo pulposo ou liquido viscoso, de uma parte periférica composta de tecido cartilaginoso chamado anel fibroso e de uma parte superior e inferior chamado placa terminal. Portanto, a hérnia de disco é a saída do liquido pulposo através de uma fissura do seu anel fibroso.

A extrusão do núcleo pulposo pode provocar uma compressão nas raízes nervosas correspondentes a hernia de disco ou a protrusão. Esta compressão poderá causar os mais diversos sintomas.

Tipo de Hérnias Discais :

Protrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é mais larga que qualquer outro diâmetro.

Extrusas: quando a base de implantação sobre o disco de origem é menor que algum dos seus outros diâmetros ou quando houver perda no contacto do fragmento com o disco.

Sequestradas: quando um fragmento migra dentro do canal, para cima, para baixo ou para o interior do forâmen.

SINTOMAS DA HÉRNIA DE DISCO

Os sintomas mais comuns são dores localizadas nas regiões onde existe a lesão discal, podendo estas dores serem irradiadas para outras partes do corpo. Quando a hérnia é na coluna cervical as dores irradiam para os braços, mãos e dedos. Se a hérnia discal é lombar, as dores irradiam para as pernas e pés. O paciente pode também sentir formigueiros e dormência nos membros. Nos casos mais graves, pode haver perda de força nas pernas e incontinência urinária.

DIAGNÓSTICO 

O diagnóstico pode ser feito clinicamente, levando em conta as características dos sintomas e o resultado do exame neurológico. Exames como TC e Ressonância magnética ajudam a determinar o tamanho da lesão e em que exata região da coluna está localizada.


TRATAMENTO PARA HÉRNIA Discal

O tratamento em muitos casos é um sucesso,conseguindo evitar se a cirurgia . Para isto há tem que se realizar uma boa avaliação de cada pessoa a fim de avaliar o grau e a gravidade da hérnia discal . 

Tratamentos :

FISIOTERAPIA;

Osteopatia;

Acupuntura

MESA DE FLEXÃO-DESCOMPRESSÃO

ESTABILIZAÇÃO VERTEBRAL

PILATES

Eletrólise Percutánea Músculo esquelética 

Hidroterapia .

Exercício terapêutico

Entre outros .
De salientar que o tratamento é a junção de varas técnicas e vários tipos de tratamento só assim permitirá evitar a cirurgia .

Sem comentários:

Enviar um comentário