terça-feira, 26 de abril de 2016

BIRD DESPORTO

Análise da Jornada

VASCO VIANA 
Mais uma jornada da Liga Portuguesa de Futebol, na qual os vizinhos da segunda circular, de costas voltadas um para o outro, mas com semelhantes resultados recentes. Luta intensa no acesso à Europa com os candidatos Arouca, Rio Ave, Paços de Ferreira e Estoril e na luta pela permanência onde o Tondela ainda pode sobreviver e União da Madeira e Académica de Coimbra se enfrentam na Madeira na próxima jornada, decisiva para ambos os clubes.

Esperava-se em Vila do Conde, um Rio Ave mais destro nas transições ofensivas e uma das deslocações mais difíceis do Sport Lisboa e Benfica neste final de campeonato. O Rio Ave, apesar de bem organizado a nível defensivo, desiludiu no ataque, praticamente não criando oportunidades de golo. O líder, com um volume de jogo ofensivo menor que o habitual, acabou por marcar e vencer, plasmando no resultado a superioridade que mostrou em campo. Se é verdade que a zona defensiva do SLB continua a funcionar de forma satisfatória, o setor avançado denota uma quantidade menor de protagonismo, de velocidade e de dinâmica. A continuar com o ritmo exibicional recente, caso o seu mais direto opositor na tabela classificativa não perca pontos, os empates estarão sempre em equação. Pizzi rende menos que o habitual, Jonas parece deslocar-se em menor quantidade para espaços recuados, Gaitán diminuiu os desequilíbrios. A equipa encarnada acelerou o jogo no início da segunda parte, mas com duas ou três oportunidades de golo falhadas, o jogo entrou numa fase perigosa de menor intensidade ofensiva. No entanto, quando o adversário não consegue manter por momentos a posse de bola, quando não consegue sair em transição com qualidade, quando alivia frequentemente bolas com pontapé para a frente, não apenas devido à qualidade da pressão adversária mas neste caso principalmente por inoperância técnico-tática do clube nortenho, o golo da equipa que domina o jogo pode surgir. E assim foi, Jiménez, jogador tecnicamente limitado, confinado ao lugar de suplente, ironicamente está interligado às conquistas nacionais e até internacionais do Benfica (golos recentes no final dos jogos do campeonato nacional e pontapé que originou o golo de Gaitán contra o Zenit na Champions League).

O Sporting Clube de Portugal venceu o União da Madeira, confirmando a qualidade de jogo e evolução do seu capitão Adrien. A equipa continua a denotar estar entrosada, bem trabalhada nas suas dinâmicas, com pormenores de apoio ao jogo coletivo deliciosos da parte de João Mário.

O Futebol Clube do Porto venceu em Coimbra, continuando no entanto a denotar dificuldades no seu processo de transição defensiva e uma incapacidade em manter a posse quando se encontra a ganhar contra equipas de menor qualidade. Em ritmo de pré-época continuam a dar-se algumas oportunidades a jogadores como Varela, o qual não parece ter neste momento da sua carreira dimensão de jogo para continuar no clube na próxima época.

Futebol Internacional
Os três grandes da frente do futebol espanhol, todos com dificuldades, venceram os seus jogos. Com o volume de golos marcados nas duas últimas jornadas, Suárez ultrapassou Cristiano Ronaldo, Jonas e Higuain na tabela dos melhores marcadores das ligas europeias, parecendo que apenas o português poderá travar essa liderança. Em Inglaterra, o Leicester venceu de forma categórica, estando a 5 pontos do título e em Itália a Juventus sagrou-se campeã nacional em este domingo, reforçando o estatuto de equipa mais dominadora do futebol transalpino.

Topo
Decido colocar a ênfase positiva da semana desportiva no conceito descentralização desportiva. A equipa açoriana do Fonte Bastardo venceu o Sport Lisboa e Benfica no último e decisivo jogo de consagração do novo campeão nacional de Voleibol. Empatadas a dois jogos ganhos, as equipas encontraram-se no sábado na Luz, e apenas no quinto set e por um parcial apertado da 13 x 15 a equipa da ilha Terceira alcançou a terceira vitória do playoff final que lhe atribuiu o título bastante festejado, como é natural, pelos insulares. Em Futebol, o Desportivo de Chaves e o Portimonense são os principais candidatos à subida na 2ª Liga, podendo assim contribuir para a existência de mais duas zonas geográficas portuguesas (província de Trás-os-Montes e do Algarve) no panorama de equipas da principal liga nacional. As vitórias, os títulos, o acesso a campeonatos mais competitivos com maior volume financeiro envolvido (patrocínios, direitos televisivos e captação de adeptos adversários de visita às cidades investindo nos negócios locais) são pressupostos importantes para o desenvolvimento desportivo e regional.

Excelentes trabalhos de sucesso desportivo são realizados fora dos principais centros urbanos e fora dos principais clubes de referência. DR Sapo

Em Ténis, modalidade com elevado nível de competitividade e de rotação no ranking, destaca-se o acesso ao top 100 do atleta português Gastão Elias após a vitória no torneio de Turim e a vitória de Rafael Nadal no segundo torneio de prestígio da época de terra batida. O espanhol, após conquistar Monte Carlos, venceu o bicampeão Kei Nishikori em Barcelona pelos parciais de 6 x 4 e 7 x5.

Ainda no que se refere a êxitos do desporto nacional, o ciclista Rui Costa, em prova do World Tour disputada em França, terminou em terceiro lugar. O atleta natural da Póvoa de Varzim consagra-se como um top 10 do ciclismo mundial. Ainda longe dos principais favoritos às conquistas que se aproximam nas voltas de Itália, França e Espanha, Froome, Contador e Quintana, seria fantástico que o ciclista da Lampre em alguma de estas prestigiantes competições se aproximasse da segunda vaga de favoritos constituída por Valverde ou Nibali, lutando pelo acesso ao restrito pódio.

A equipa inglesa da Sky continua a dominar o ciclismo internacional. DR Skysports.

Fundo
Com uma prestigiante participação na final-four da UEFA Futsal Cup, o Sport Lisboa e Benfica foi eliminado na meia-final da prova e os atletas lusos Cardinal e Ricardinho representando os espanhóis do Inter Movistar saíram derrotados na final da competição pelos campeões russos do Ugra Yugorsk.

Ricardinho e Cardinal perdem final europeia de Futsal. DR Eurosport.

O Doping volta a assombrar o desporto internacional. Depois dos escândalos do recurso a substâncias ilegais pelos atletas russos, outra figura enfrenta uma possível violação das regras anti-dopagem. O futebolista internacional francês, Mamadou Sakho, foi afastado da equipa titular do Liverpool no início da época devido ao sobrepeso que apresentava. Enfrenta agora um processo de investigação liderado pela UEFA por deteção de substâncias dopantes encontradas em testes de rotina após o jogo da Liga Europa contra o Manchester United realizado em março deste ano. Conjetura-se a possibilidade do atleta ter ingerido involuntariamente elementos proibidos contidos em um produto utilizado para emagrecer (medicamento para aumento do gasto de gordura corporal, consumido para construir tecido muscular e manter controlada a massa gorda do atleta).

Defesa central do Liverpool investigado por recurso a substâncias dopantes. DR Sportsjoe.

Ouro
O motociclista italiano Valentino Rossi (Yamaha) venceu o GP de Espanha em MotoGP de Jerez de la Frontera. The “doctor” superiorizou-se a Lorenzo e ao rival Márquez em prova sempre frequentada pelo entusiástico público português afeto à modalidade.


A lenda do motociclismo continua a dar espetáculo aos fans. DR Foxsports.

Agenda Desportiva Semanal
Destacam-se as seguintes competições nesta última semana do mês de abril:


ü  23 DE ABRIL A 1 DE MAIO - ATP WORLD TOUR 250 DE TERRA BATIDA NO ESTORIL (PORTUGAL)
ü 25 A 27 – ESGRIMA: CAMPEONATO DO MUNDO NO RIO DE JANEIRO (BRASIL)
ü 26 – FUTEBOL: JORNADA 1 DA 1ª MÃO DA MEIA-FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE (MANCHESTER CITY X REAL MADRID)
ü  27  – FUTEBOL: JORNADA 2 DA 1ª MÃO DA MEIA-FINAL DA CHAMPIONS LEAGUE (ATLÉTICO DE MADRID X BAYERN DE MUNIQUE)
ü 26 DE ABRIL A 1 DE MAIO – BADMINTON: CAMPEONATO DA EUROPA EM VENDÉE (FRANÇA)
ü 28 – FUTEBOL: 1ª MÃO MEIA-FINAL DA LIGA EUROPA
ü 29 DE ABRIL A 8 DE MAIO – ATP WORLD TOUR MASTER 1000 DE TERRA BATIDA EM MADRID (ESPANHA)
ü  30 – ANDEBOL: QUINTO E DECISIVO JOGO DAS MEIAS-FINAIS DA LIGA PORTUGUESA DE ANDEBOL ENTRE O ABC E O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL EM BRAGA
ü 30 DE ABRIL E 01 DE MAIO – BASQUETEBOL: JOGOS DOS QUARTOS-FINAL DOS PLAYOFF DA LIGA PORTUGUESA DE BASQUETEBOL.

Sem comentários:

Enviar um comentário