sábado, 21 de maio de 2016

ACAMPAR COM GLAMOUR JÁ É POSSÍVEL

CARLA AFONSO
Acampar com glamour? Sim, é possível: chama-se glamping...

NATURA GLAMPING NO FUNDÃO, COVA DA BEIRA

Eu gosto muito de acampar, acho que é importante começar por aqui. Consigo achar piada àquela coisa de estar sempre a sacudir os pés para entrar na tenda, que acaba por ficar cheia de terra na mesma; ao calor insuportável que nos faz saltar do chão a horas impróprias para acordar (bem, isto antes de se ter filhos) e à forma descontraída com que todos se passeiam de rolos de papel higiénico na mão.

Hoje em dia, é possível dormir no meio da natureza mas com todo o conforto de um hotel. Da junção das palavras inglesas “glamorous” e “camping”, glamping representa esta nova vaga do turismo ecológico. Já lá vai o tempo em que acampar era sinónimo de tenda e saco de cama. Hoje em dia, é possível dormir no meio da natureza mas com todo o conforto de um hotel, com eco-estruturas luxuosas, integradas no meio ambiente.

Mas à semelhança do campismo normal, sentir-se-á realmente próximo da natureza porque o que o separa do ar fresco e puro é apenas uma camada de lona. Tem ainda o privilégio de adormecer a observar as estrelas e, acordar sob o brilhante céu azul.

NATURA GLAMPING NO FUNDÃO, COVA DA BEIRA
O conforto é o mesmo, mas com todas as vantagens de quem gosta de fazer campismo: a "porta" pode ficar aberta com vista para a natureza e, em alguns casos, os tetos abrem-se para ver as estrelas. Os "quartos" mais populares são as tendas tradicionais da Mongólia (yurt) e as tendas características dos índios americanos das grandes planícies (tipi). Mas há opções mais originais, como roulottes ciganas e carrinhas de bombeiros.

As tendas Yurt, uma espécie de casa móvel circular inspirada nas utilizadas pelos povos nómadas da Mongólia, impera a sensação de espaço. De forma redonda e bastante ampla, permitem algum esmero na decoração, habitualmente a tender para o étnico e rústico. Algumas Yurts dispõem de uma “janela” na parte de cima que permite apreciar o céu estrelado com todo o conforto e, durante o dia deter-se no céu azul.

As tendas Tipi é um tipo de tenda que lembra as estruturas mais tradicionais, em forma de cone invertido. Se dissermos que se assemelha ao modelo utilizado pelos índios norte-americanos é fácil visualizar a estrutura alta e estreita. Estas tendas proporcionam uma atmosfera especial, simultaneamente acolhedora e espaçosa.

PORTUGAL NATURE LODGE, MONTE MALHADINS
São cada mais vez os portugueses e muitos estrangeiros que procuram dias de contacto com natureza, mas com requinte.

Em resumo, para quem gosta de campismo – ou quer fazer a vontade às crianças - sem abdicar do conforto, o glamping é a solução ideal. E há cada vez mais espaços que apostam nesta experiência de montar a tenda com sofisticação. Conheça 12 sugestões luxuosas e aventureiras, para desfrutar do melhor de dois mundos numa experiência original: Casa Tuia, Carvoeiro; Natura Glamping, Serra da Gardunha; Portugal Nature Lodge, Beja; Cascais Oásis, Grande Lisboa; Eco-lodge Brejeira, Silves; Figueirinha Ecoturismo, Monte da Estrada; Senses Camping, Faia; Nomad Planet, Fiães do Rio; Yurt Holiday Portugal, Arganil; O Homem Verde, Penela; Lima Escape Camping, Glamping, Gerês; Lakeview Yurt Retreat, Pedrógão Grande; e Quinta M, Santarém.

Os preços variam entre 60€ e os 180€ por noite com pequeno-almoço.

Sem comentários:

Enviar um comentário