sexta-feira, 13 de maio de 2016

UM MÊS DIFERENTE, UMA SEMANA ESPECIAL

«NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
SAÚDA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA»

PE. JOÃO TEIXEIRA 
1. Este é um mês diferente. Esta é uma semana especial. 

2. É o mês dos quatro m’s: de Maio, de Mulher, de Mãe, de Maria. E, dentro de um mês já de si tão singular, temos esta semana verdadeiramente invulgar. É uma semana em que os caminhos estão cheios e em que a cadência dos passos quase se sobrepõe ao ruído dos motores. 

3. Por estes dias, Portugal é um país que caminha em direcção a Fátima. Mas, em cada dia de todo o mês, muitos são os que se juntam para rezar, para cantar, para chorar, para sorrir. 

4. Maria cativa pessoas de todas as idades e condições. Mesmo aquelas que no resto do ano andam afastadas, por esta altura marcam presença. Muitos transportam o terço no bolso e uma vela na mão. Mas todos alojam muita fé na alma e muito amor no coração. 

5. Tudo isto é emoldurado com enorme simplicidade e imensa emoção. Há muito sorriso a invadir os lábios e abundantes lágrimas a escorrer pela face. Diante da Mãe, o povo é espontâneo nos gestos e sincero nas atitudes. 

6. Este tempo funciona como um retrato da vida. Ele mostra-nos um povo que peregrina, que se sacrifica, que não vacila nas dificuldades. Maio é festa, é alegria, é humildade, é devoção, é sorriso, é abraço, é pranto, é força, é luz. Maio é Mãe! Maio é Maria! E Maria é espelho e exemplo! 

7. Enquanto espelho e exemplo, Maria oferece à Igreja o Seu próprio rosto. Em Maria encontramos o rosto de uma Igreja tonificada pelo Espírito; o rosto de uma Igreja que se apaga para que Jesus possa brilhar. 

8. Em Maria, a Igreja redescobre que a fé não é alienante. O cristão tem os olhos na eternidade, mas não foge do tempo. É a certeza do futuro que estimula a sua intervenção no presente. 

9. Se não houver mais nada para oferecer, não deixemos de oferecer a esperança. A esperança não é tudo, mas é essencial para tudo. É usual dizer-se que enquanto há vida, há esperança. Não será menos pertinente dizer que enquanto houver esperança, haverá sempre vida. 

10. Os caminhos de Fátima são eloquentes. Apesar do cansaço, a esperança mantém-se acesa e reacende a própria fé. Sob o olhar luminoso de Maria, a Mãe da Esperança!

Sem comentários:

Enviar um comentário