domingo, 31 de julho de 2016

NÃO SOMOS UM PAÍS PEQUENINO

MOREIRA DA SILVA 
Não é a dimensão de um país que faz com que ele seja rico ou feliz. Constatamos com facilidade, a existência de países pequenos, que são ricos e felizes, como é o caso da Suíça, por exemplo, assim como também constatamos com facilidade países enormes, que são muito pobres e o seu povo muito infeliz, como é o caso da Nigéria, por exemplo.
Ouvimos e vemos muitas vezes escrito na imprensa que Portugal é um país pequeno. Isto é uma enorme falácia! Nós não somos um país pequeno. Deixemos de choramingar! A choraminguice não se coaduna com um país da dimensão de Portugal.

Em área geográfica, e no cenário atual Europeu somos um país médio. São muito menos os países que têm uma dimensão superior à nossa e muito mais os países com uma dimensão inferior à nossa e menos choramingões, como é o caso desta quantidade enorme de países, como por exemplo: Suíça, Bélgica, Holanda, Áustria, Malta, Luxemburgo, Mónaco, Andorra, Chipre, Montenegro, Albânia, Arménia, San Marino, Azerbaijão, Bósnia, Croácia, Moldávia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Geórgia, Irlanda, Letónia, Liechtenstein, Lituânia, República Checa, Sérvia. Não somos um país pequeno, na Europa somos um país médio!

No passado, nos séculos XV e XVI, fomos os pioneiros da Era dos Descobrimentos. Podemos afirmar que foram os portugueses que iniciaram a globalização. Nesse período, Portugal expandiu a sua influência, estabeleceu um poderoso império e tornou-se a potência económica, política e militar mais importante de todo o mundo. O império Português foi o primeiro império global da história e também o mais duradouro, pois teve quase 600 anos de existência. Portugal não é a mais antiga Nação do mundo, mas é uma das Nações mais antigas do mundo, com as suas fronteiras inalteráveis. Em termos de Direitos do Mar, Portugal possui a maior ZEE – Zona Económica Exclusiva da Europa e a 10ª maior do Mundo. Infelizmente, o país não tem uma verdadeira indústria do Mar, mas isso é um problema originado pelo tipo de políticos que temos elegido e nos têm governado ao longo dos anos, incapazes de percecionar o verdadeiro potencial de Portugal.

Foram os portugueses que inventaram a Via Verde, o cartão de telemóvel pré-pago e o sistema de multibanco integrado. Um dos melhores calçados do mundo é português, assim como é português o melhor vinho espirituoso do mundo (Vinho do Porto) e alguns vinhos de mesa rosé e tinto, azeite, têxteis, cortiça, fibras sintéticas e artificiais. Somos líderes mundiais no fabrico de ferramentas de corte de alta precisão. Fomos considerados por diversas revistas da especialidade o melhor país para visitar e passar férias, assim como um país encantador, com um povo acolhedor e uma temperatura amena, que faz inveja a muitos paraísos turísticos. Somos um país desenvolvido, com um índice de Desenvolvimento Humano considerado «muito elevado» e estamos classificados nos 20 primeiros lugares em «qualidade de vida». Para além disto, ainda temos um dos melhores sistemas de saúde do mundo e somos uma das Nações mais globalizadas e pacíficas do mundo. Até já «exportamos» e continuamos a «exportar» Paz! Foram as nossas forças militares, militarizadas e policiais, que deram um forte contributo para a pacificação de zonas e países em guerra, desde Timor, Balcãs, Afeganistão e Iraque, entre alguns exemplos.

Também é bom lembrar que entre as 20 melhores atletas, em 2016, da história da WNBA (Basquetebol americano, o melhor do Mundo), uma dessas melhores atletas é portuguesa. Somos Campeões Europeus de Futebol Sénior Masculino, em Sub-17, em Futebol de Praia e também em Futsal (Padres). Somos Campeões do Mundo em Hóquei em Patins, em Futebol de Praia, em Ginástica Acrobática e em vela na classe de 420. Obtivemos várias medalhas de ouro, prata e bronze nos Europeus de Atletismo em 2016. São portuguesas a Campeã Europeia Júnior de Surf Feminino e a Tetracampeã Europeia de Judo. São portugueses o Campeão Europeu de Taekwondo, o Campeão do Mundo de Maratonas em BTT, o Campeão Europeu de Canoagem e o Campeão Europeu de Juniores em Judo. São portugueses, o melhor Treinador de Futebol do Mundo, o Melhor Jogador de Futebol do Mundo e o Melhor Jogador de Futsal do Mundo.

Também é português o mais brilhante investigador do Mundo na área do estudo do cérebro, sendo Professor Catedrático e Diretor do Departamento de Neurobiologia da Universidade de Iowa, nos EUA e Presidente, há mais de três décadas, do Instituto do Cérebro e da Criatividade.

Existe uma forte probabilidade de o novo secretário-geral da ONU ser português.

Foram realçados apenas alguns factos altamente positivos de um país com um potencial enorme que se chama Portugal, que deve encher de orgulho todos os portugueses. De uma vez por todas acabemos com o «fado do desgraçadinho: tão pobrezinho e tão pequenino».

1 comentário:

  1. Somos do tamanho do Sonho,
    Temos a medida da Imaginação,
    Realizamos a potência da Utopia,
    Fabricamos o Homem Novo!
    Manuel Flores de Carvalho

    ResponderEliminar