sábado, 17 de setembro de 2016

BOM ANO ESCOLAR

JOÃO MONTEIRO LIMA
Setembro é o mês de regresso às aulas e com ele alteram-se as rotinas para muitos pais e filhos. Ao frenesim da compra dos livros e do material escolar, segue-se ansiedade da vésperas do inicio das aulas e os primeiros dias na escola. 

Os pais são assaltados pela incerteza sobre se os filhos se vão adaptar bem à escola e se terão dificuldades em aprender, os mais pequenos, na sua maioria, depois da euforia das primeiras idas à escola, tranquilizam os pais com a vontade de voltar à escola, com a demonstração da evolução na aprendizagem e o desejo de fazer os trabalhos de casa. São muitos os factores que contribuem para que a adaptação das crianças à escola dos, desde logo os amigos que trazem, a escola que foram conhecendo ainda que fosse só de passagem, mas há um factor por vezes descurado por muitos, que é a empatia criada entre o aluno e o professor. 

Por estes dias revivo tudo isto, e se é muito bom perceber que a adaptação estar a ser boa - apesar de estar ainda no início, o sentir a magia de que o meu filho (tal como antes aconteceu com a minha filha) gosta de professora e que a vê com admiração e assim faz-me esquecer o que antes receava. 
Nos dias que correm em que a imagem dos professores foi tantas vezes atacada, acho importante repor a importância deles na aprendizagem e crescimentos dos nossos filhos. Sem professores não seriamos os mesmos, tal como os nossos filhos.

 Espero que o ano lectivo que agora arrancou seja repleto de muitas alegrias e conhecimentos para os alunos e pleno de realização para os professores. Porque se assim for, nós, os pais, estaremos radiantes quando o ano lectivo terminar.

Sem comentários:

Enviar um comentário