segunda-feira, 24 de outubro de 2016

MUDAR DE ESTILO DE VIDA, JÁ

NUNO AREAL CARVALHO

Todos os anos morrem cerca de 10.000 portugueses devido a ataques cardíacos, enquanto outros vinte mil sobrevivem a este evento extremamente perigoso"


Quando falamos de obesidade, falamos muitos mais que uma questão estética, não é uma questão de ter "barriguinha" ou não, é uma questão de vida ou morte! Palavras duras, não são?! Tão duras quanto verdadeiras! 

Quer ver a dimensão desta "epidemia"?? Têm algum familiar ou conhecido que já teve um ataque cardíaco ou um AVC (Acidente Vascular Cerebral)? A probabilidade de a sua resposta ter sido "SIM" é alta. 

Sabemos que o excesso de peso está diretamente relacionada com estes dois episódios. Está na hora de mudar o seu estilo de vida e daqueles que o rodeiam. Inicie um estilo de vida saudável onde deve de incluir o exercício físico regular e uma alimentação saudável. 

Para isso vou-lhe dar algumas dicas que podem fazer a diferença na sua saúde. 

Não tomar o pequeno almoço continua a ser um dos erros mais comuns de quem quer praticar uma alimentação equilibrada! É também um dos mais prejudiciais. 

Repare, após uma noite de sono o corpo fica imensas horas sem se alimentar, e quando acordamos é necessário repor energias para enfrentar o dia! 

Acorde cedo, para ter tempo de tomar o pequeno almoço e organizar o seu dia. 



Façam varias refeições durante o dia, sendo que o ideal é 7x. Pequeno almoço, meio da manhã, almoço, 1º lanche, 2º lanche, jantar e ceia. Se conseguirem realizar estas 7 refeições, vão comer em media de duas em duas horas ou de três em três horas, o que ajuda o corpo a não ter "fome" e ser mais selectivo na absorção dos nutrientes. Muito importante evitar alimentos processados, evite os açúcares e o sal. 



Quanto ao exercício físico, de acordo com as diretrizes da União Europeia e da OMS para a Atividade Física, um adulto precisa fazer tanto atividade aeróbia como fortalecimento muscular, semanalmente, para melhorar sua aptidão física.

Adultos precisam de pelo menos: Duas horas e trinta minutos (150 minutos) semanais de atividade aeróbia de intensidade moderada (ou seja, caminhada rápida). E ainda Atividades de fortalecimento muscular em 2 ou mais dias da semana que trabalhem todos os principais grupos musculares (pernas, quadris, costas, abdômen, tórax, ombros e braços). 

OU

Uma hora e quinze minutos (75 minutos), semanais, de atividade aeróbia de intensidade vigorosa (ou seja, jogging ou corrida) a cada semana E ainda Atividades de fortalecimento muscular em 2 ou mais dias da semana que trabalhem todos os principais grupos musculares (pernas, quadris, costas, abdômen, tórax, ombros e braços).

Bons treinos!

Sem comentários:

Enviar um comentário