sábado, 15 de outubro de 2016

RESTAURANTE CONVÍVIO, CARRAZEDA DE ANSIÃES



CRÓNICA DO PÃO TRANSMONTANO
ANTÓNIO REIS
Com as vindimas no Douro a terminar, onde os ranchos formados por mulheres vão vindimando as últimas uvas penduradas nas, ainda, vegetativas videiras que vão começar a entrar num novo ciclo anual. Os homens, que antigamente carregavam os cestos às costas, agora apenas colocam pequenas caixas no reboque dos tratores.

As folhas das videiras começam a mudar de cor e dão uma tonalidade multicolor à paisagem e começam a cair. O Douro ainda mais belo fica a nossos pés.

Seguimos a nossa vereda, neste caso mais lato o IP2 e continuamos a subir o Vale da Vilariça até ao encontro com o IC5 que nos possibilita uma viagem mais rápida e cómoda que as curvas da antiga estrada municipal, ou os antigos carreiros abandonados desde que as bestas foram substituídas pelos carros, até à vila de Carrazeda de Ansiães. Uma vila da sub-região do Douro, com 1 701 habitantes, sede de concelho com 279,24 km² de área e 6 373 habitantes, elevação: 770 m, onde encontramos a porta aberta de vários restaurantes e mesmo de uma tasquinha à maneira antiga; onde se pode pedir um copo de vinho e um qualquer petisco de ocasião da região. A taberna cheia de clientes fica num ponto estratégico da vila; de um lado da principal rua da vila de Carrazeda de Ansiães fica a taberna do outro a farmácia e um pouco mais ao lado a praça de táxis, e para descansar existem os bancos do jardim municipal com a oferta das sobras das frondosas árvores existentes.

LUÍS
GERENTE 
Descemos uma antiga rua e estreita, onde apenas passa um carro de cada vez, em um só sentido, fomos encontrar o “Restaurante Convívio” , mesmo ao virar da esquina da rua Marechal Carmona, quase em frente à porta principal da igreja matriz da paróquia de Carrazeda de Ansiães. O estabelecimento apresenta uma sala de refeições muto aconchegante e com decoração bem escolhida com artigos da região transmontana. A sala tem capacidade para mais de 50 pessoas. Da sala o cliente pode mesmo ver a confeção da ementa que pediu, ali ao lado na cozinha, por duas profissionais que se encarregam de preparar a refeição com o melhor saber e sabor que satisfaça os clientes. Sempre que alguém procura o “Restaurante Convívio” é recebido pelo proprietário, o Luís, que há 20 anos dá as boas-vindas aos clientes, sempre com uma “charada” humorística que leva o cliente a sentir-se liberto do sentido de curiosidade daquilo que vai encontrar neste local de degustação dos melhores produtos de Trás-os-Montes.


O Luís vai contando uma das suas histórias do dia, nem sempre a acreditar no seu ar serio, ou algo que passou no último dia ou época de caça; sendo ele caçador. Mas, não é pescador! Mesmo os clientes que por ali pararam pela primeira vez não resistem ao humor do proprietário enquanto acomoda os clientes para uma lauta refeição.

Na ementa poderemos encontrar os mais variados pratos de caça: javali, arroz e canja de perdiz, coelho estufado, lebre e outros pratos que não escasseiam durante o ano, tal como a carne de vaca e porco.

Quanto aos vinhos servidos no “Restaurante Convívio”, há os de marca, mas os mais vendidos e de sabor à “terra” são os que a gerência compra directamente ao agricultor, num concelho onde se colhem dois grandes vinhos de elevada qualidade: Douro e Planalto Transmontano.

O “Restaurante Convívio” situa-se na Rua Marechal Carmona 20, 5140-082 Carrazeda de Ansiães - Telefone: 278 615 169

Sem comentários:

Enviar um comentário