segunda-feira, 21 de novembro de 2016

PERTURBAÇÕES DO EQUILIBRIO NORMAL

FÁTIMA LOPES CARVALHO
Define-se como perturbações do equilíbrio normal do corpo humano, qualquer distúrbio neurosensorimotor, proporcionando a alteração do centro de gravidade do mesmo.

De acordo com vários autores Duarte e Zatsiorsky (2002), Gauchard et al (2003) o controle da postura e a manutenção da postura e do equilíbrio provêm da interação destes três sistemas sensoriais: visual (olhos), vestibular (ouvido) e sensório-motor (pés).

Os estudos do equilíbrio corporal e da postura corporais estão englobados no controle postural, ou seja a orientação postural e o equilíbrio postural são constituídos por fenómenos distintos.

Quando se refere a equilíbrio, especifica-se aquela situação na qual o corpo se coloca em pé, adotando uma determinada posição em relação ao espaço, na qual a cabeça é dirigida para cima e a face para a frente com ereção do corpo todo com o intuito de posicionar na parte alta, essa posição é designada por ortostatismo.

Quando se refere a orientação postural observa-se a manutenção da posição dos segmentos corporais em relação aos próprios segmentos e ao meio ambiente.

Será que a postura ideal do individuo existe?

O sistema está em equilíbrio mecânico quando o somatório de forças que atuam sobre ele é igual a zero, no entanto no corpo humano não é uma tarefa fácil devido à presença de oscilações.

Estas oscilações são resultado da dificuldade em manter os sistemas corporais alinhados entre si sobre uma base de suporte restrita, utilizando um sistema muscular que produz forças que variam ao longo do tempo. Assim a postura ideal NÃO existe pois não se pode observar o mesmo padrão de postura em indivíduos diferentes.

O corpo humano é submetido à força gravitacional. Para que esteja em equilíbrio estável, seu centro de gravidade deve estar no centro de sua base de sustentação. Qualquer desequilíbrio segmentar ou articular, deverá ser compensado no mesmo plano.

A avaliação clínica do pé é fundamental para posteriormente aplicar técnicas adequadas de tratamento, visando uma melhor postura equilíbrio ou colocação plantar no solo.

O pé é um órgão de base de sustentação que determina a estática do corpo devido à sua colocação no solo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário