segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

HISTÓRIA DA PODOLOGIA

FÁTIMA LOPES
A admirável arquitectura da mão encontra-se no meio animal, a do pé só aparece no Homem. O Pé é assim um órgão onde se efectua o princípio e o fim da cadeia do movimento. Leliévr.
Na pré-historia, os antecedentes dão indícios de que possivelmente a podologia surgiu há cinco milhões de anos. No decorrer da evolução da espécie humana uma série de modificações em todo o corpo sucederam em cadeia e o homem passou a ser bípede; adotando uma posição ereta iniciando assim a marcha. Os pés são o único ponto básico do aparelho locomotor, que assegura a posição bípede e são a base de sustentação do organismo humano, suportando todo o peso do corpo.
A Podologia é a ciência na área da saúde que visa a prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento das alterações e patologias que afetam o pé e as suas repercussões no organismo humano. Em Portugal a podologia surge em 1994 após um protocolo entre a CESPU- Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e a Universidade de Barcelona, sendo apenas em 1997 oficializado como um curso de grau Bacharel. Em 2001 foi reconhecido o grau de licenciatura aos alunos que cumprissem o programa curricular previsto para quatro anos. Nesta fase a Podologia em Portugal alcança um estatuto único na Europa, como sendo o primeiro país a conseguir o grau de Licenciatura.
A Podologia como ciência e o Podologista como profissional têm como âmbito de intervenção a responsabilidade profissional de tratar as alterações das extremidades inferiores, especificamente o pé, utilizando os métodos científicos mais atuais e o equipamento mais sofisticado.

A Podologia dedica-se ao estudo do pé em diferentes áreas, tais como: Podologia Infantil dedica-se ao estudo das alterações e patologias do pé da criança até à adolescência. Podologia Laboral estuda os postos de trabalho efetua uma boa e criteriosa avaliação; no sentido de prevenir o aparecimento e ou evolução de patologias que na sua maioria conduzem a uma diminuição da qualidade de vida laboral. Podologia Geriátrica- tratamento do pé do idoso; pois este grupo por vezes com o tempo perde algumas defesas biomecânicas que são importantes para manter uma marcha confortável sendo da responsabilidade da Podologia identificar e tratar as alterações presentes. Podologia Desportiva- a prática de desporto é essencial para o bem-estar físico e psicológico do ser humano, o tratamento podológico preventivo do desportista ajuda a evitar o aparecimento de algumas lesões, proporcionando uma melhor qualidade de vida e acima de tudo um melhor rendimento desportivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário