quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

SAÚDE 24 - COMO EVITAR FICAR HORAS À ESPERA DE UMA CONSULTA

MARIA AMORIM
Desculpa ligar assim, mas estou preocupada, se calhar sem motivo, sabes como é falando contigo fico mais tranquila..” adivinho o que se passa, alguém está doente e, a sorrir respondo “então? nada de grave espero, diz lá” ,“é o  meu pai, esta com uma febrezita, tem uma tosse feia, presa e com expectoração, sabes que ele se mexe pouco, e tem estado muito mais parado” a preocupação de quem cuida transparece na voz, o telefonema é só para partilhar e procurar alguém que possa dizer “ não te preocupes, não deve ser nada” mas sobretudo para tomar a decisão de levar ou não o pai ao hospital, que foi o que acabei por fazer “é melhor ir ao hospital, faz exames e é visto por um médico que vai avaliar  e medicar, e mais vale no inicio do que deixar avançar, no estado dele é mais prudente”. Foi só mais um dos muitos telefonemas que recebo de familiares ou de amigos que se vêm a braços com situações que lhes causam alguma insegurança, de mal estar súbito, de febre , de bolhinhas, de dores, são mil e uma situações a que eu tento dar resposta. Umas são situações corriqueiras, de males que tratados em casa depressa passam, outras podem se transformar em situações mais graves e encaminho para uma consulta ou para o hospital. Em todas estas situações tenho atenção às queixas, com o cuidado de saber como começaram, como evoluíram, e a cada uma vou prestando a atenção devida, numa espécie de triagem que me permite aconselhar da melhor forma possível. Os meus filhos são os meus melhores clientes, e mesmo longe, consigo que eles se cuidem e procurem a ajuda necessária quando é caso disso, e ouço muitas vezes           “ ainda bem que tenho uma mãe enfermeira”, o que me põe sempre um sorriso no rosto.

Mas, e quem não tem uma mãe enfermeira? Ou uma amiga? Ou uma vizinha? Quem não tem fica muitas vezes aflito com situações que não sabe resolver ou enfrentar, e faz o que sabe melhor, vai a correr para o médico, ou melhor para o serviço de urgência, e, ai, com uma pulseira verde no braço fica à espera horas por uma consulta que muitas vezes é desnecessária  e poderia ter sido evitada, isto se soubesse que podia ter ligado para a saúde 24.

A linha Saúde 24 pretende ser um meio colocado ao serviço do cidadão para responder às suas necessidades em matéria de saude, contribuindo assim para ampliar e melhorar a acessibilidade aos serviços e racionalizar a utilização dos recursos existentes, encaminhando os utentes para as instituições do SNS mais adequadas. Esta linha encontra-se disponível 24 h por dia, e, quem tem dúvidas quanto ao seu estado de saúde pode ligar, porque do outro lado da linha encontra-se um profissional devidamente qualificado, um enfermeiro formado para dar o melhor aconselhamento perante a situação que lhe é apresentada, ajudando a resolver a situação por si, ou então encaminhando para a unidade de saúde mais adequada. Este profissional, através das questões colocadas, avalia o nível de risco perante os sintomas descritos, presta aconselhamento, nomeadamente a nível do autocuidado, e, sempre que seja necessário encaminha para a rede de prestação de cuidados mais adequada à sitaução descrita, naquele momento.

É um instrumento muito útil para o cidadão, que pode esclarecer dúvidas e ter um apoio importante em situações que lhe causem stress. Para os serviços, se bem utilizada, será uma mais valia, pois permite gerir melhor os recursos, evitando sobrecargas com algumas situações desnecessárias, libertando recursos para as situações mais graves.
Penso ser importante referir a saúde 24, pois todos temos dúvidas sobre o que fazer perante determinada sitaução de doença ou acidente, que, por uma ou outra razão nos pode parecer mais grave, e, antes de sair a correr para o hospital, porque não ligar para esta linha? Porque aí alguém nos irá esclarecer, tranquilizar e encaminhar para o serviço mais adequado.

Contactos Saúde 24
Tel - 808 24 24 24

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