quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

STRESS – VAMOS RESIGNARMO-NOS E DEIXAR QUE NOS CONTROLE?

TÂNIA CARVALHO
Sabemos que este tema, o Stress, está em voga. Todos os dias ouvimos alguém dizer que está muito stressado seja pelo trabalho, questões financeiras ou até mesmo por questões familiares. E quando não ouvimos alguém dizê-lo, é possível que, ao estarmos atentos ao comportamento das pessoas, percebamos a existência e a manifestação do mesmo. 

O stress acarreta vários sintomas, sejam eles sintomas físicos, emocionais, comportamentais ou até cognitivos, dependendo da pessoa. É importante falar neste tema porque já vários estudos que correlacionam o stress com problemas de saúde, tais como depressão, hipertensão, entre outros. 

O stress é uma resposta do organismo a estímulos físicos e emocionais, como a perda de emprego, problemas financeiros, conflitos interpessoais. Nestas situações, o corpo reage e produz certas hormonas que por sua vez, alteram o ritmo cardíaco e a pressão arterial. 

É importante que cada pessoa procure descobrir estratégias para lidar com o stress. E, segundo alguns estudos, praticar exercício físico pode ser um bom aliado para combater o mesmo. 

Numa perspetiva mais terapêutica, aprender técnicas de relaxamento e de respiração ajuda o individuo a controlar o stress, que por sua vez, ajuda no controlo da tensão arterial. 

Mais importante ainda, é fazer psicoterapia onde o profissional “ensina” o paciente as técnicas adequadas. Mas mais do que isso, promove a identificação de padrões de pensamentos disfuncionais e substitui por padrões funcionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário