quinta-feira, 1 de junho de 2017

SER CRIANÇA FELIZ

“O melhor do mundo são as crianças”, disse Fernando Pessoa.

ANABELA BORGES
Esta é talvez uma das verdades mais puras que temos ao nosso alcance. Haverá alguma coisa mais valiosa do que a vida no seu início? Do que a vida de um ser humano criança, bicho criança, vegetal criança? Se pensarmos, por um segundo que seja, na importância destas vidas singelas, rapidamente nos é levantada a questão – que valor teria a vida sem elas? Mas nós nem sempre as tratamos bem.

Nem sempre tratamos bem a criança que cresce ao nosso lado: nem sempre temos paciência para ela, nem sempre a escutamos, nem sempre lhe falamos correctamente, nem sempre brincamos com ela quando nos pede. Mais extraordinariamente ainda, nem sempre sequer nos lembramos das tantas crianças que, por esse mundo fora, são órfãs de nós: milhares de crianças trabalham nas plantações de tabaco, na Indonésia; número de crianças vítimas de violência doméstica aumentou, em Portugal; tráfico de menores funciona para a Europa, com rede em Luanda; pedofilia na internet movimenta milhões de dólares em todo o mundo, com pedófilos de todos os continentes.

Órfãs do nosso alheamento, muitas crianças seguem a vida com o não poderem ser crianças. Por vezes, questiono-me onde buscarão franja de felicidade? A que se agarram? Como se alienam da maldade dos adultos? Porque as crianças têm essa incrível capacidade de ver centelha de luz onde a sombra insiste em cobrir-lhes os olhos. E tantas vezes, o sorriso puro que as assalta em instantes de intervalo à infelicidade é a forma mais genuína de se saberem vivas.

Hoje, como tantas vezes tenho feito, relembro o quanto sou afortunada por ter o privilégio de passar muitos dos momentos da minha vida com crianças. É com elas que aprendo a ser uma pessoa melhor. E como me fazem bem as suas gargalhadas, os seus abraços, as suas palavras!

Gratidão é a palavra que me ocorre quando penso nas crianças da minha vida. O melhor. o melhor do mundo. o melhor do mundo são. as crianças.

São o melhor do mundo.

Trago comigo o mais simples e sincero desejo: gostaria que todas as crianças do mundo pudessem ser felizes como eu fui em criança.

Proporcionar uma vida feliz às crianças é o mínimo que podemos fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário