sábado, 15 de julho de 2017

MÉDICOS VETERINÁRIOS, CLASSE DE INSENSÍVEIS E GANANCIOSOS

SUSANA FERREIRA
Com o crescente abandono dos animais, cresce o número de contactos de particulares que nos pedem para recolher e tratar gratuitamente os animais de rua. Passo a citar um exemplo:

Particular: “Doutora está um cão aqui na rua ferido, coitadinho, precisa de ser tratado urgentemente.”

Eu: “Tenho todo o gosto em ajudar o animal, mas irá responsabilizar-se pelas despesas do animal?”

Particular: “O animal não é meu, nem tenho condições financeiras. Vocês tem obrigação e dever de tratar o animal que está em sofrimento.”

Eu: “Pois, mas não pode ser, pelo menos pelos consumíveis alguém tem de se responsabilizar pelo pagamento.”

Particular: “Vocês são todos uns aproveitadores, sem vocação, sem amor à profissão. É vergonhoso.”

As Clínicas Veterinárias são de facto um negócio, tal como os Clínicas Dentárias, Clínicas Médicas privadas, Hospitais Médicos privados. Os Médicos Dentistas tratam os sem-abrigo de forma gratuita? As Clínicas Médicas oferecem consultas e tratamentos aos sem-abrigo? Os super-mercados e grandes superfícies matam a fome aos mais necessitados? Então porque são os Médicos Veterinários obrigados a recolher e tratar gratuitamente animais abandonados?

As Clínicas Veterinárias são negócios privados que visam dar assistência aos animais de estimação. Nessa assistência existem gastos com materiais consumíveis, medicamentos, mão-de-obra humana, rendas, água, luz, gás, entre outras despesas. Tenho a certeza que todos os colegas gostariam de ser milionários e dispensar o seu salário para poder tratar animais abandonados, mas infelizmente nós também temos contas para pagar e vivemos dos nossos salários. Salários esses que estão muito aquém do que as pessoas imaginam... Mesmo assim eu e muitos outros colegas sempre que possível dedicamos horas do nosso tempo livre a ajudar os animais de rua. Muitas Clínicas Veterinárias cobram apenas os consumíveis. Nós não somos monstros insensíveis e gananciosos, somos humanos com todos os seus defeitos e virtudes. Gostaríamos que houvessem soluções públicas para poder ajudar os animais abandonados. Quem sabe se chegará o dia que Portugal terá Clínicas e Hospitais Veterinários públicos ...

Sem comentários:

Enviar um comentário