sexta-feira, 7 de julho de 2017

O IMPORTANTE É MANTER-SE SOCIALMENTE ACTIVO!



A 23 de Março escrevi sobre a importância das redes sociais para um Envelhecimento Activo.

Enquanto Terapeuta Ocupacional, um dos focos do meu trabalho são as actividades que permitam que as pessoas se mantenham socialmente activas, inserido na sua comunidade e com vários papéis sociais que possam desenvolver.

Por isso, reforcei a importância de cada um de nós, desde sempre, se manter socialmente activo, manter a sua estrutura social e a sua rede social de contactos.

Todas as actividades sociais que, por um lado permitam manter ou aumentar a rede social são benéficas para a pessoa!
Assim, há medida que envelhecemos, podemos ter uma redução da nossa rede social por perda de papéis sociais, mas quanto maior for a nossa rede de contactos, menos sentida será esta perda.

Assim, é fundamental manter e aumentar a nossa rede social, fortalecendo os nossos papéis sociais.


Enquanto Terapeuta Ocupacional, o que observei no dia 30 de Junho, na Biblioteca Municipal Albano Sardoeira, foi indubitavelmente, uma criação e consolidação de contactos sociais; uma definição de papéis sociais. Observei pessoas, de várias idades, com formações diversificadas, a estabelecer contactos sociais importantes e a fortalecer outros... Observei uma verdadeira rede social de contactos e papéis sociais... Observei pessoas que procuram e fomentam o seu envelhecimento activo...

Como Terapeuta Ocupacional, a experiência do dia 30 de Junho, foi verdadeiramente estimulante na forma e conteúdo, permitindo e apoiando um Envelhecimento Activo.

BIRD MAGAZINE - VOLUME 1


Enquanto cronista da Bird, ainda muito recente (no final deste mês completo apenas 1 ano de crónicas), senti-me socialmente viva e activa... Senti-me a fortalecer contactos sociais e a estabelecer novos... senti que cresci socialmente e desenvolvi a minha rede social... senti que naquele evento, experienciei um pilar significativo para o meu envelhecimento activo... senti-me viva socialmente e capaz de reforçar e aumentar significativamente a minha rede social de suporte!

GRUPO SAÚDE E VIDA

Senti-me a envelhecer rejuvenescendo...

Enquanto profissional, mas principalmente enquanto pessoa, tenho que agradecer a possibilidade de ter vivido e experienciado esta partilha social.


“Mais do que acrescentar anos à vida, a Terapia Ocupacional proporciona vida aos anos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário