quarta-feira, 13 de setembro de 2017

​A ARTE DA LIDERANÇA

TÂNIA AMADO
A forma como tratamos os outros reflecte-se na forma como eles tratam a pessoa seguinte. Servir bem provoca a cadeira do crescimento, com excelência, descentralizando o sucesso por um bem maior.

As pessoas que foram acompanhadas por um ou mais líderes inesquecíveis olham, não raras vezes, para trás e percebem melhor a frieza deles sob pressão. É, talvez, neste momento que se tornam lideres dotados de uma maior inteligência emocional, liderança essa que se estende da liderança empresarial à liderança pessoal.

Creio que a capacidade de liderança empresarial nasce logo com o exemplo da liderança ao nível pessoal. Quanto mais e valiosos forem os exemplos que vivemos nas relações pessoais maiores são as probabilidades de nos tornamos, ao nível empresarial, um líder de excelência.

Seja na família, entre amigos ou no trabalho, eles são a porta de saída em qualquer tempestade com resiliência e tranquilidade.

São autênticos mestres de xadrez que nos salvam de todo e qualquer xeque-mate. Através da sua transparência, partilham a informação (a que for permitida) para que ninguém desperdice energia a entender as decisões e preverem o que vão fazer a seguir.

São apaixonados e, por consequência, são a motivação personificada. Acreditam no que estão a realizar fazendo com que todos se divirtam com isso.

São humanos e, como tal, não demonstram reservas em expressar as suas emoções, fazendo questão de formarem novos lideres a quem possam delegar aquilo que acreditam que estes conseguem realizar ao invés de se preocuparem em perceber o que os outros podem fazer por eles.

A sua preocupação centra-se naquilo que podem fazer para ajudá-los, observando e valorizando todo o seu potencial, elogiando as conquistas, mostrando caminhos, responsabilizando, acompanhando e destacando a evolução.

Auto-excluindo-se, ainda que que temporariamente, sempre que entendem a sua presença como inócua ou contraproducente.

Ser líder é um trabalho sem data limite para aprender ou ensinar, garantindo lealdade, cumplicidade, estabilidade, respeito, tolerância, continuidade e a evolução do todo.

No fundo sonham em grande e influenciam os outros a sonhar também porque A ARTE DA LIDERANÇA SUPERIOR ESTÁ EM SABERMOS QUE SOMOS ETERNAMENTE APRENDIZES

(Crónica dedicada aos grandes lideres da minha vida)​

Sem comentários:

Enviar um comentário