sábado, 16 de setembro de 2017

PORQUE DEVE APANHAR AS FEZES DO SEU ANIMAL?

SUSANA FERREIRA
Para alguns este tema pode parecer despropositado, no entanto, hoje em dia, apesar dos diversos materiais existentes para recolha de fezes, poucos são os donos que o apanham os excrementos. 

Quem nunca reparou na quantidade de fezes em torno da entrada do seu prédio, nas imediações e no meio dos jardins públicos? Jardins onde brincam os seus filhos, onde você vai fazer algum exercício físico. Quem nunca se sentiu incomodado por apanhar as fezes e passar alguém a rir da situação, como se o que estivesse a fazer fosse a maior vergonha do Universo? 

Apesar de estarmos evoluídos a nível tecnológico e serem cada vez mais os portugueses formados a nível superior, algo tão básico como apanhar as fezes continua a ser um problema na sociedade. 

Primeiro é uma questão de respeito pelo próximo, não temos que andar a desviar de fezes na rua, nos parques, proibir os nossos filhos de brincar nos parques, entre outros. E muito mais importante o risco de saúde pública. Existem algumas zoonoses (doenças que são transmissíveis ao homem) que podem ser transmitidas através do contacto com as fezes. O sentar na relva, contactar com fezes, não lavar convenientemente as mãos por não se aperceber da presença das mesmas, pode ser suficiente para transmitir patologias.

Existem sacos, pás, transportadores de sacos adaptados as trelas, existem ainda autarquias que fornecem sacos próprios em zonas de parques e passadiços. 

Não tem mais desculpas, respeite o próximo, respeite o ambiente e acima de tudo respeite a saúde de todos, apanhe as fezes do seu animal.

Sem comentários:

Enviar um comentário