quarta-feira, 15 de novembro de 2017

A MASSAGEM NO DESPORTO

ELISABETE RIBEIRO
A massagem é definida como uma das mais novas formas de terapia física e é conhecida como tendo sido utilizada por diferentes culturas ao longo de três mil anos. Enquanto as civilizações não conseguiram comunicar, as diferentes maneiras de massajar não puderam desenvolver-se. Com a vulgarização das viagens e modos de contacto, os povos encetaram convívios proveitosos e trocaram conhecimentos que evoluíram em tratamentos e técnicas diversas para darem resposta às diversas mazelas provenientes do desporto... e não só.

Em todos os tipos de massagem, o terapeuta centra a sua atenção nas necessidades individuais do atleta. O aumento do número de praticantes, aliado ao incremento da competitividade e intensidade do exercício, contribuiu para elevar o estatuto da massagem, agora, mais do que nunca, reconhecida como um meio privilegiado de recuperação. A massagem desportiva deve ter pontos em comum com outros tipos de tratamento dentro do âmbito da massagem e é muito importante acumular grande conhecimento de anatomia e fisiologia, em particular, os sistemas muscular e esquelético. Ao compreender-se estes sistemas e os efeitos do exercício, pode apreciar-se como a massagem beneficia o atleta e se toma parte integral do programa de treino.
Contra indicações

A massagem desportiva é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, os atletas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:

• Temperatura do corpo superior a 38 graus ou mal-estar do atleta.
• Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses, frieiras e queimaduras .
• Tumores.
• Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses).
• Cancro
• Melanoma
• Hemofilia
• Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas,de fungos,virais e herpes).
• Reacção adversa ao tratamento.
• Situação que recomende conselho médico.
• Diabetes (a massagem tem o mesmo efeito que o exercício nos níveis de açúcar do sangue. Por isso, é necessária medicação apropriada).
Benefícios

A massagem desportiva bem aplicada é o método mais eficaz para resolver problemas de tensão muscular e restabelecer o equilíbrio do sistema músculo esquelético.

Se for utilizada regularmente, ajuda os atletas e prevenir lesões, cuja origem pode estar relacionada com a sobrecarga de treino. Um programa mais intenso prejudica os músculos, assim como articulações, ligamentos e tendões.

Os desequilíbrios musculares podem desenvolver-se e, sem diagnóstico preciso, atingir um estádio grave, capaz de causar desconforto ou impedir o desempenho desportivo. Um massagista experimentado consegue detectar variações nos tecidos mais finos. A utilização de técnicas correctas ajuda a manter um estado físico saudável.

Fonte: Revista Atletismo

Sem comentários:

Enviar um comentário