domingo, 19 de novembro de 2017

E EIS QUE, FINALMENTE, CHEGA O FRIO

LÚCIA LOURENÇO GONÇALVES
Pois é, depois de um verão excessivamente quente e seco, eis que voltamos aos lenços, gorros e cachecóis, agasalhos e botas. Delícia! Pena é que chega o frio, mas não a chuva, tão necessária!

E em cada dia que amanhece solarengo penso, o sol está lindo. Admito, esta dicotomia, frio e sol encanta-me, devolve-me à infância, aos dias em que, despreocupadamente aproveitava estes dias perfeitos. A diferença é que nessa época, as estações do ano estavam bem definidas e no seu devido lugar e tempo!

A primavera colorida e rica em aromas florais e ainda um pouco molhada, o verão seco e quente, o outono colorido, aromático, já fresco e com alguma chuva, o inverno chuvoso e frio, bastante frio… Aliás raro era o ano em que um nevão, não obrigasse a fechar as escolas. Tão bom!

Atualmente, vivemos num planeta onde as diferenças nas estações do ano quase não existem, e devíamos ter uma maior preocupação com tal facto.

Se é certo que nada podemos fazer quanto à falta de chuva… Parece que o São Pedro anda a fazer “ouvidos de mercador” e a deixa-nos por aqui a “rezar” para que chova. Também o é, que pouco ou nada se faz para travar o aquecimento global!

Talvez a ideia generalizada seja: de que me adianta ter cuidado em proteger o ambiente se “o vizinho do lado” não tem a mesma preocupação? Pois é, mas quando não é apenas uma pessoa a pensar assim o caso muda de figura, porque vira comportamento em cadeia…

As alterações climáticas deviam, de uma forma globalizada, fazer-nos tomar maior consciência relativamente ao mundo em que vivemos, e se não temos qualquer influência nas "decisões" do São Pedro, o mesmo já não se pode dizer da nossa postura e conduta, no que respeita ao meio ambiente.

Afinal, por um planeta sustentável, cabe a cada um de nós fazer a sua parte!

Sem comentários:

Enviar um comentário