segunda-feira, 20 de novembro de 2017

PRIMEIRO MÊS NO VIETNAME

HUGO MARTINS
A vontade de viajar mais do que um mês por ano fez-me mudar radicalmente de vida e trouxe-me até ao Vietname. Depois de viver na Austrália, na Irlanda e na Polónia, necessitava de um desafio maior, algo diferente, a Europa ou o mundo Ocidental já não me fascinam para viver uma rotina, se tenho que viver uma rotina, que seja uma rotina distinta daquela que fui habituado a viver.

Há pouco mais de um mês cheguei a Ho Chi Minh City sem trabalho mas com muita vontade de fazer o que gosto, dar aulas. Sou professor de Educação Física e desde 2011 que não exerço em Portugal. Dei algumas aulas privadas de Português quando vivi na Austrália e estive na Polónia seis meses a dar formação, confesso que tinha saudades de estar perante uma turma a passar conhecimentos. Neste momento estou numa escola primária em Ho Chi Minh City (Saigão) a leccionar Inglês mas a vinda para o Vietname começou a ser “cozinhada” há muito tempo, não necessariamente o Vietname mas para a Ásia em geral. A minha primeira escolha era a China, o ano passado visitei o país com o propósito de perceber se queria lá viver, decidi no momento que sim. Hei de viver na China, quero aprender Mandarim mas fica para uma fase seguinte, pesquisei bastante e vi muitas ofertas de trabalho aqui pelo que escolhi este país e não me arrependo até ao momento. Não quero ficar muito tempo em lugar algum, não me quero sentir demasiado confortável, um ano no máximo e nova aventura. O mundo ESL permite construir uma carreira em diversos locais pelo que quero aproveitar. Num artigo seguinte falarei sobre o mundo ESL (sigla que significa Ensino do Inglês como segunda língua).

 Cumprimentos desde Saigão.

Sem comentários:

Enviar um comentário