domingo, 17 de dezembro de 2017

E ENTÃO É NATAL

LÚCIA LOURENÇO GONÇALVES
Foram-se os dias quentes e secos. As folhas das árvores, já coloriram nos tons outonais e formaram autênticos tapetes multicores pelos jardins e passeios da cidade, também o seu aroma adocicado nos transportou ao longo dos tempos. Nos trouxe saudades imemoráveis. Chegou o tempo de se renovar o guarda-roupa: peças mais quentes são imprescindíveis… e os guarda-chuvas são impossíveis de esquecer!

Ouve-se o uivar do vento na copa das árvores e nas esquinas dos prédios, observa-se a chuva a fustigar e a escorrer pelas vidraças, formando belas cortinas de cristal. É quase inverno!

Ao fim de semana, únicos dias em que há tempo, fazem-se bolinhos com aroma e sabor a canela, para acompanhar um chá quentinho e reconfortante… Delícia!

As ruas da cidade enchem-se de gente que ora falam animadamente, ora se atropelam apressadas nas suas lides. O movimento da cidade ganha nova vida, uma nova identidade!

Voltamos à época das lojas com músicas alusivas à época natalícia, às ruas iluminadas e adornadas com motivos próprios da época. Todo um ambiente de cor e brilho, que nos transporta para outra dimensão, para a dimensão do amor familiar.

Revivem-se os rituais e as tradições, que podem não ser muito diferentes, porém cada família tem as suas particularidades e vive esta época de uma forma particular e única. Afinal, depende de todos os ensinamentos e tradições que se acumularam ao longo dos anos.

As crianças, alegres, com os seus olhitos inocentes e curiosos, passam de fio a pavio, os catálogos das lojas dos brinquedos e, na tão vasta escolha que têm ao dispor, sentem-se extasiados. Indecisão... mas essencialmente magia!

O menu da noite mais doce e calorosa do ano, executando um pormenor por outro, é muito parecido. A diferença principal reside na forma como cada um, vive esta época repleta de ternura.

E eis que chega a noite do dia 24 de dezembro. A casa é aquecida, a mesa posta com esmero e carinho, a família reunida à volta, brinca descontraída e brinda a mais um ano em que o amor os une no mesmo local, com o mesmo objetivo: estarem juntos pelo prazer de o estarem, pelo amor que nutrem uns pelos outros… E então é Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário