segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

INTERNACIONALIZAÇÃO COMO NOVO PARADIGMA EMPRESARIAL

FILIPE LOURENÇO
Na atual conjuntura empresarial e no quadro da globalização, a internacionalização surge como uma potencialidade quase que obrigatória explorar. 

Têm sido imensos os recursos disponibilizados pelos quadros comunitários para que as empresas europeias se potenciem e consigam competir nesta era de globalização através de investimentos na internacionalização e de qualificação dos seus quadros. O PT 2020 e o H 2020 são hoje ferramentas utilizadas pelas empresas que querem assumir-se no quadro da internacionalização e que estão na linha da frente para competir nos mercados onde atuam. 

Hoje falar-se no mundo empresarial de referência, implica falar-se da estratégia de internacionalização das empresas, pois o mundo empresarial mudou e de certo, as empresas que queiram ter sucesso, terão de assumir essa responsabilidade: Fazer negócios no século XXI, implica necessariamente sair da sua região, do seu país, do seu continente, enfim sair da sua zona de conforto...

É inegável que o fenómeno da globalização traz consigo transformações significativas em diversos setores, sejam eles jurídicos, económicos ou sociais, fato que, consequentemente, reflete no desaparecimento de fronteiras, de diversidades sócio-culturais e 
de ideologias políticas.
O fenómeno da globalização está directamente ligado ao fenómeno da internacionalização. Internacionalizar é um fenómeno que está a quebrar barreiras nunca antes quebradas e que está a mudar o mundo nas suas mais variadas vertentes, alinhadas no contexto global.
Dir-se-á que a globalização e a internacionalização são dois factores indissociáveis no atual contexto e que não são racionais um sem o outro. Internacionalizar é globalizar e globalizar é internacionalizar...

Em termos práticos, ao longo de décadas os negócios eram feitos através de fórmulas quase que matemáticas e assim perduraram durante anos... Hoje o paradigma é bem diferente, pois internacionalizar na empresa X, não será igual que internacionalizar na empresa Y, independentemente das empresas X e Y, serem duas empresas Portuguesas, da mesma cidade, do mesmo ramo de negócio, com o mesmo número de trabalhadores e com o mesmo volume de facturação, porque as suas estratégias poderão ser totalmente inversas e serão ambas correctas.

Em jeito de conclusão e porque as empresas Portuguesas têm sido excelentes e exímias nos seus processos de internacionalização, é importante referir que muito do que foi a recuperação de Portugal nos últimos anos se deveu ao aumento das exportações, fruto dos processos de internacionalização das empresas Portuguesas, que não baixaram os braços perante as adversidades.

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