sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

NUTRICIONISTA NA AUTARQUIA

DIANA PEIXOTO
Há muito tempo que se estuda a influencia que o meio ambiente, meio cultural e social têm nas escolhas alimentares. Ora, determinadas escolhas alimentares, vão condicionar a saúde e o bem-estar do indivíduo.

O nutricionista é um técnico superior de saúde que tem também como função atuar na modulação do espaço social alimentar. O poder local, isto é, a autarquia, com a sua autonomia e crescente responsabilidade na área da qualificação do estado de saúde e bem-estar dos seus munícipes, é o espaço ideal e imprescindível para o nutricionista desempenhar com qualidade o seu papel. As Câmaras Municipais, com a atuação e cooperação deste profissional de saúde, vão de encontro a uma maior qualidade e proximidade à população e suas necessidades.

Ao percebermos aquilo que influencia os hábitos alimentares, somos capazes de prever aquilo que são as determinantes passíveis de ser trabalhadas pelo nutricionista inserido no espaço com capacidade interventiva junto da população, no sentido da moldagem desses determinantes.

Há variadíssimas doenças que têm na sua origem a componente ambiental, como a obesidade, diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, entre outras. Portanto, a causa destas doenças está também no Meio! Assim sendo, a sua prevenção pode estar na modelação do meio ambiente, intervindo no sentido de melhorar o estado de saúde da população.

No seguimento desta ideia, podem e devem ser criadas políticas locais de incentivo à produção e promoção de produtos com benefícios para a saúde da população.

Reconhecendo que a chave para uma atuação eficaz a qualquer nível passa pelo estar próximo da população, tem vindo a acontecer a transferência de competências nas áreas da Educação, Saúde e Ação Social para as autarquias.

Segundo a Srª. Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Drª. Alexandra Bento, “o Nutricionista é o profissional de saúde com formação universitária que trabalha no âmbito das Ciências da Nutrição e Alimentação, fazendo o estudo, orientação e vigilância da nutrição e intervindo no domínio da adequação, segurança e qualidade alimentar. Aplica os princípios derivados da biologia, fisiologia, ciências sociais e comportamentais e os provenientes das ciências da nutrição, alimentação, gestão e comunicação no sentido de promover a saúde da população”.

A atividade do Nutricionista na autarquia pode ser dividida em cinco pilares, dos quais:

Formação/Informação sobre alimentação e nutrição com programas de educação em diversas áreas – boas práticas, higiene, segurança, alimentação saudável, alimentação para diferentes grupos de doente);

Gestão do fornecimento das refeições das escolas, assegurando a higiene e qualidade alimentar e participando ativamente neste processo;

Intervenção na produção local, promover alimentos da região, dinamizar mercados, feiras e exposições, com resultados na saúde e económicos;

Investigação e pesquisa sobre os dados antropométricos e estado nutricional da população; atualidade legislativa e normativa dos programas nacionais de saúde da área, adaptando à realidade local

e Comunicação de todo o trabalho, criando impacto, inovação e construção da mudança na população e no concelho.

Na área do grande Porto, a aposta no nutricionista autárquico tem sido exponencial. Casos como Maia, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Gondomar são casos de exemplos para as demais autarquias.

A autarquia ficará com mais poder, e o nutricionista inserido terá o papel de cuidar do cidadão e da sua alimentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário