segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

PSEUDOGOTA

FÁTIMA LOPES CARVALHO
A pseudogota é muito semelhante à gota no entanto os cristais que se depositam nas articulações são de pirofosfato de cálcio diidratado e na gota são cristais de urato. É uma perturbação caracterizada por ataques intermitentes de dor e artrite causados pela acumulação desses cristais.
A doença geralmente surge em indivíduos de idade avançada e afeta de igual modo homens e mulheres; a longo prazo pode causar degenerescência das articulações afetadas.

CAUSAS E SINTOMAS
A causa da pseudogota é desconhecida, pode manifestar-se em pessoas que sofrem de outras doenças nomeadamente as que apresentam níveis elevados de cálcio no sangue em consequência de um aumento da produção da hormona paratiróideia (hiperparatiroidismo), ou uma taxa de ferro elevada nos tecidos (hemocromatose) ou ainda níveis baixos de magnésio (hipomagnesémia). Os sintomas variam amplamente.
Esta perturbação pode ser confundida por vezes com artrite reumatóide devido à dor e rigidez crónicas e persistentes nas articulações dos braços e das pernas. A pseudogota manifesta-se em articulações do joelho, pulsos ou em outras articulações relativamente grandes. As fases agudas são geralmente menos graves que os da gota, pois por vezes não é manifestada sintomatologia dolorosa entre um ataque e outro; existindo indivíduos que apresentam grandes acumulações de cristais e não exprimem dor em qualquer momento.

DIAGNOSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico estabelece-se através de colheita de líquido das articulações inflamadas e esse líquido ao ser analisado apresenta cristais de pirofosfato de cálcio. As radiografias também apoiam o diagnóstico dado que os cristais de pirofosfato de cálcio (ao contrario dos cristais de urato) não deixam passar os raios X e aparecem como depósitos brancos na radiografia.
Em geral o tratamento pode interromper as crises agudas e prevenir novos ataques mas não pode evitar a lesão das articulações afetadas.
Frequentemente são administrados anti-infalamatórios não esteroides (AINE). Ocasionalmente drena-se o excesso de líquido articular e injeta-se uma suspensão de corticosteroide na articulação para reduzir a inflamação. É de salientar que não existe tratamento eficaz a longo prazo para extrair os cristais.

Sem comentários:

Enviar um comentário