sábado, 20 de janeiro de 2018

SER PROFISSIONAL DE SAÚDE É, MUITAS VEZES, EMOCIONALMENTE DIFÍCIL

GABRIELA CARVALHO
"À entrada: Utente com cinquenta e poucos anos (pouco mais velho que o meu pai), curiosamente o mesmo nome que o dele. Admitido com uma DPOC já considerado como paliativo (observação: não parecia mesmo nada)."

Avaliado pelo Médico Fisiatra e prescrito acompanhamento em Terapia Ocupacional. Avaliei-o e, foi relação terapêutica quase instantânea... Sempre esteve consciente e orientado...

Intervir com ele foi muito simples... acessível, motivado, bem disposto, colaborante. Até das suas "picuices" de doente vou ter saudades... Controlava tudo, ria-mo-nos por vezes, porque sabia os horários das terapias de quase todos os outros doentes; sabia onde "estavam" e para onde "tinham que ir"... Chegamos a dizer que era o comandante lá do lugar! Até pareciam ordens as suas indicações... deixarão saudades certamente...

É difícil, emocionalmente difícil, ser profissional de saúde em certos momentos. Há doentes que nos "tocam mais" e nos deixarão "mais saudades"... Partiste e até eu pedi para tu partires... Já era difícil ver-te sofrer assim! 
Deixa-nos algum sossego, aquele de saber que tudo foi feito. A equipa médica e de enfermagem foi incansável. Os terapeutas, como eu, aos poucos deixaram de ser "necessários", mas mantive-mo-nos sempre por perto... Por perto porque tu o pedias e porque também não queríamos "deixar-te".

Sei que na véspera, as tuas palavras de doente foram também de alguém que já não aguentava mais esperar pela morte e que já não estava completamente orientado! Mas ainda hoje as oiço "Terapeuta, sempre fomos amigos, deixe-me morrer nos seus braços!" ...!!!

Não morreste nos meus braços, mas senti como se tivesses morrido... há 10 anos a trabalhar, foste talvez aquele doente que mais me custou ver partir...

A ti e a todos os que sei que terei dificuldade em ver partir, só consigo dizer que ser profissional de saúde é, muitas vezes, emocionalmente difícil.

“Mais do que acrescentar anos à vida, a Terapia Ocupacional acrescenta vida aos anos.”

Sem comentários:

Enviar um comentário