domingo, 25 de fevereiro de 2018

PSICOLOGIA DAS COISAS SIMPLES

ANABELA BRÁS PINTO
Estudei psicologia clássica, numa licenciatura em psicologia, numa universidade do Porto. Vinha cansada do Direito e fui encontrar respostas à psicologia. Encontrei algumas. No entanto as maiores respostas que encontrei foi mesmo em mim. Na vida. No trabalho. Mas sempre por mim.

E a questão é essa: procuramos a toda a hora respostas fora de nós. Sinais para avançarmos. Sinais para partirmos e sinais para ficarmos. E, não é fora de nós que estão as respostas.

“Não penses muito nisso!”, “Já passou”, e outros conselhos que damos diariamente a algumas pessoas, mas neste domínio diria: pensa nisso, passou, mas vai lá ao passado descobrir e revisitar as aprendizagens que tiveste. 

Cada um sabe de si, sem dúvida, mas vivemos num sistema único de inter-relação e ainda bem. A minha vida faz mais sentido porque a sua faz sentido, e assim sucessivamente.

Nestas coisas simples encontramos a cada passo a nossa essência. Porque, viver em conexão e a forma de vida mais simples e mais verdadeira. Como diz David Boadella, “Uma grama de contacto vale mais que uma tonelada de energia”. E a nós falta-nos tanto o contacto: o contacto sem medos, sem receios, puro, emocional, de amor.

Hoje sou uma pessoa melhor porque estudei por mim a psicologia das coisas simples. Disciplina que não nos dão na universidade, mas que a vida nos dá todos os dias. Só precisamos de estar atentos. Atentos a: um dia de sol radioso, um dia de chuva copiosa, à nossa vizinha, à árvore no nosso jardim ou num jardim qualquer do nosso percurso, uma noite de estrelas, um sofá e um comando de TV e um bom programa; à nossa família, marido, mulher, namorada, namorado. Em suma, à vida!

Entender as coisas mais simples dá-nos a vida que sempre quisemos. Uma vida plena de atenção, de autorregulação, de autoconsciência e de libertação.

“Correr” atrás das coisas simples todos os dias é um exercício de libertação e de coragem, mas sem dúvida teremos uma vida muito melhor.

Eu corro atrás das coisas simples: um sorriso, um abraço, uma opinião, tudo o que a vida me dá e sabem que mais? Sou feliz! Essa é a essência da minha felicidade. Apaixonar-me todos os dias por qualquer coisa simples.

E consigo? Onde anda a sua felicidade?

Sem comentários:

Enviar um comentário