domingo, 4 de março de 2018

TENDINOPATIA PATELAR

PEDRO MACEDO
O que é a TENDINOPATIA ROTULIANA?

É uma lesão no joelho, habitualmente causada por sobre uso, que se caracteriza por ter um inicio gradual.

Habitualmente tem uma taxa de incidência elevada em jovens que pratiquem regularmente desportos em que seja necessário saltar e realizar mudanças de direção bruscas.

Sintomas:

Dor localizada no tendão junto á sua inserção no osso, dor essa que surge quando a pessoa realiza movimentos que exerçam uma carga forte sobre esta estrutura, como é o caso de mudanças de direção bruscas ou saltos.

Diagnóstico:

É realizado o diagnóstico através de uma rigorosa avaliação física, com testes específicos para as estruturas envolvidas. Contudo, por vezes, é necessário um diagnostico diferencial porque alguns sintomas podem ser associados a outras patologias como, dor patelo-femoral, patologia da plica ou “Osgood- Schlatter”.

Por esses motivos é usual a realização de exames complementares de diagnóstico como a ecografia ou a ressonância magnética.

Fatores de risco:

Extrínsecos- um aumento dos volumes de treino, assim como, a frequência dos mesmos. O tipo de solo em que se pratica o desporto, o tipo de calçado que se usa, são também fatores de risco com influência direta sobre esta patologia, pois interferem com a absorção do choque a quando do contacto do pé com o solo.

Intrínsecos- altura, peso, amplitude de movimento das articulações do membro inferior, composição corporal e alinhamento dos membros inferiores.

Tratamento em Fisioterapia:

Inicialmente o objetivo do tratamento é reduzir a dor e os sinais inflamatórios (se presentes), através de tratamento especifico e da redução de cargas ou interrupção do período de treino;

Numa segunda fase, progredimos para o fortalecimento das estruturas afetadas de modo a preparar as mesmas para voltar à atividade.

Na última fase, temos a preparação para o retorno à atividade, onde o indivíduo é sujeito a treino e exercícios específicos do desporto que pratica, que para além de um aumento gradual de atividade e de carga, vai proporcionar um melhor retorno à prática desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário